Ainda me lembro da altura em que podíamos pagar uma subscrição a uma qualquer plataforma de streaming, e a coisa era “clean”. Ou seja, era acesso a tudo e mais alguma coisa sem “ses”.
Pois bem, hoje em dia já não é assim. Aliás, o mundo do streaming está cada vez mais parecido à TV tradicional, com anúncios por todo o lado, naquilo que é uma perseguição desenfreada aos nossos euros.
Enfim…
O Prime Video duplicou os anúncios. Não vai ser o único!
Ainda te lembrar quando a Amazon jurava a pés juntos que o Prime Video só ia ter 2 a 3 minutos e meio de anúncios por hora? Pois… esquece isso. Segundo o Adweek, a plataforma já está a meter entre 4 e 6 minutos de publicidade por hora, e fê-lo sem avisar ninguém.
Curioso! Porque…
A técnica é velha: O início é sempre lento e silencioso.
Caso não se lembre, a Amazon começou por mudar o jogo ao dizer que seria necessário pagar mais 2.99€ por mês para ter acesso a uma subscrição sem anúncios. Porém, quem quisesse ficar no pacote “normal” não iria ficar assim tão quanto isso, porque seriam apenas alguns minutos de anúncios por cada hora de visualização.
Agora que já estamos habituados, a Amazon achou por bem dobrar a dose. E se não te queixaste antes… agora aguenta.
Aumento confirmado, mas sem grandes alaridos
O Adweek teve acesso a documentos internos e até a e-mails de representantes da Amazon para agências de publicidade. Uma frase resume tudo:
“O tempo de publicidade no Prime Video aumentou gradualmente para 4 a 6 minutos por hora.”
Ou seja, foi tudo feito em silêncio. Nada de comunicados, nada de avisos. Só lá para o final do ano passado é que uma vice-presidente da empresa admitiu ao Financial Times que os anúncios iam “aumentar um bocadinho mais em 2025”. Mas nunca disseram quanto era esse “bocadinho”.
Quando questionada agora, a Amazon lá veio com a ladainha do costume:
“Continuamos a ter menos anúncios do que a TV tradicional e outros serviços de streaming.”
Sim, claro… mas esquecem-se de dizer que o Prime Video era dos que menos tinha e agora está “firmemente no meio da tabela”, segundo especialistas em publicidade.
O que interessa é que o plano está a funcionar
A verdade é que a jogada foi bem feita.
A Amazon lançou a publicidade de forma gradual, cobrou mais a quem queria fugir dela, e habituou os utilizadores à nova realidade. Agora, aos poucos, vai empurrando mais anúncios e o pessoal vai ficando calado.
O que está mal. O jogo está novamente a mudar, e aquilo que deveria mudar a nossa vida está a ficar igual à TV tradicional ou TV por cabo. É assustador. Especialmente porque agora estamos a pagar, e a receber os mesmos anúncios de sempre.