Da mesma forma que a Nintendo disse várias vezes que não iria lançar uma nova versão da sua Switch e depois lançou o famoso modelo OLED, a Valve fez algo super similar com a sua Steam Deck, ao anunciar agora uma nova versão OLED que não é assim tão diferente da versão original, mas que é diferente o suficiente para levantar ondas no mercado, e até provocar alguma baba na boca dos gamers mais aficionados.
Entretanto, apesar de não ser para já, também já parecem existir planos para uma Steam Deck 2!
Steam Deck OLED é parecida à Nintendo em mais que um sentido! Conheça quais!
Portanto, apesar da rivalidade de várias outras marcas de peso, como é o caso da ASUS (ROG Ally) e Lenovo (Legion Go), a Valve continua a ser a bandeira deste novo mundo das consolas portáteis com hardware e software de PC. Sendo muito provavelmente por isso que não parece ter muita pressa para lançar uma nova versão, mantendo a Steam Deck original no mercado, a um preço mais apetecível, enquanto lança esta nova versão OLED um pouco mais refinada (mas mais cara).
Aliás, quando dizemos mais algum tempo, estamos a querer dizer que a Valve não tem planos para o lançamento de uma nova Steam Deck para os próximos 2~3 anos. Sim, leu bem… 2 a 3 anos sem uma nova versão da consola. Isto indicaria um ciclo de vida à volta dos 5 anos. Algo que é ambicioso, tendo em conta o facto do hardware da Steam Deck já estar bastante ultrapassado face à concorrência que já está no mercado, e que está prestes a chegar às prateleiras.
A versão OLED da Steam Deck parece corrigir muitos dos defeitos mais “graves!
Ainda assim, segundo a crítica internacional, esta versão OLED da Steam Deck parece corrigir muitos dos defeitos mais apontados pelos jogadores, e por isso, é muito provavelmente capaz de oferecer um balão de oxigénio interessante para a Valve.
Afinal de contas, esta Steam Deck começou como uma experiência, e apesar do sucesso que tem, continua a ser acima de tudo uma experiência. A Valve quer saber até onde consegue ir com este hardware, para depois perceber o que tem de fazer para uma segunda, terceira, etc… Geração.
Mas… Mais 2 ou 3 anos? A mim parece-me um claro exagero de tempo num mundo como este.