Quando a Valve lançou o Steam Deck em 2022, abriu a porta a uma nova vaga de consolas portáteis focadas em PC gaming. Aliás, basta olhar para o mercado nos dias que correm, para perceber que a consola é de facto um sucesso.
De facto não foi a primeira tentativa do género, mas foi a primeira a acertar em quase tudo ao mesmo tempo. Preço, desempenho, ecossistema e uma ideia clara do que queria ser.
Dito tudo isto, com a chegada do Steam Deck OLED no final de 2023, o modelo original com ecrã LCD começou, naturalmente, a perder protagonismo. Ainda assim, a Valve manteve os dois à venda lado a lado durante algum tempo, limitando o LCD à versão de 256 GB.
Agora, isso chegou oficialmente ao fim. Parece que se começa a abrir espaço para uma segunda versão da consola. Será em 2026?
O aviso já está na loja!

Quem for à página oficial do Steam Deck vai encontrar três modelos listados. Um Steam Deck LCD de 256 GB e duas versões OLED, uma com 512 GB e outra com 1 TB.
Mas há um detalhe importante. Ao tentar comprar o modelo LCD, surge uma mensagem clara da Valve. A produção do Steam Deck LCD de 256 GB foi encerrada e, assim que o stock esgotar, deixa de estar disponível.
É mesmo o fim da linha para o Steam Deck LCD.
Faz sentido!
Apesar de ter sido, durante muito tempo, a opção mais barata, o Steam Deck LCD começou a fazer cada vez menos sentido face ao OLED.
A versão OLED está agora mais acessível, e até no mundo das consolas usadas é fácil encontrar esta consola a preços muito interessantes.
Também é verdade que apesar de todo o suporte que tem dentro da comunidade, é uma consola que começa a acusar a idade. Aliás, começa a ser inegável que cheira a Steam Deck 2. Por isso, não seria de admirar ver um outro aviso similar a este, dentro de alguns meses, apontado às versões OLED da Steam Deck 1.

