Steam Deck já vendeu milhões de unidades. Isto é importante!

Como estamos fartos de dizer, o mundo das consolas está a mudar, muito graças ao impacto que a Steam Deck teve e continua a ter no mercado. Estamos a falar de uma espécie de ressuscitar da consola portátil, depois de muitos anos em que apenas a Nintendo conseguiu ter sucesso neste tipo de mercado tão estranho mas com tanto potencial.

Afinal de contas, apesar de ser a primeira grande aposta neste mercado, e de nem ser incrível em termos de hardware, a Steam Deck já vendeu alguns milhões de unidades a uma escala global. Infelizmente, a Valve não quer dar números mais específicos, e como tal, o número pode estar entre os 2 milhões e os 10 milhões de unidades. Mas… Milhões é muito bom para um produto inovador, especialmente quando temos em conta que a Valve nunca teve muito sucesso no lado do hardware.

Steam Deck já vendeu milhões de unidades. Isto é importante!

A Steam Deck chegou, viu, e venceu. Este é o resumo da história para a ainda recente consola portátil da Valve.

Aliás, este produto mudou a forma como o mercado funciona, e deverá funcionar nos próximos anos, visto que estamos a assistir a uma ressuscitação da consola portátil, depois de muitos anos de especialistas e fabricantes a apontar para o smartphone como o próximo grande passo do gaming mobile.

  • Nota: Curiosamente, a Steam Deck teve sucesso num mercado em que a Sony já nem queria tocar. Talvez mais interessante que isso, o sucesso da Steam Deck obrigou a Sony a lançar uma espécie de consola portátil, a PlayStation Portal.

No entanto, acredito que a Valve está a tentar adaptar uma mentalidade antiga a um mercado completamente novo.

A evolução neste segmento está muito alta, e a Steam Deck já está bastante ultrapassada face à concorrência (ROG Ally e Legion Go). Ainda assim, a Valve quer cumprir um “ciclo” mais ou menos normal para uma consola doméstica.

Mais concretamente, a Valve afirma que não vai lançar uma Steam Deck 2 nos próximos 2 a 3 anos… O que é um erro! Isto abre a porta a outras fabricantes para lançar um produto superior, com mais performance, e possívelmente até um design superior.

Isto ainda não aconteceu, mesmo tendo em conta as melhorias das consolas portáteis que chegaram ao mercado depois da Steam Deck. Mas é uma questão de tempo. Se este mercado é assim tão bom e lucrativo, é bom que a Valve acorde e cheire o café da manhã.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também