Steam Deck: AMD quer aumentar já a performance!

Como deve saber, a Valve está prestes a fazer uma grande aposta numa nova consola portátil super poderosa, a cada vez mais popular Steam Deck. Uma consola que claro está, conta novamente com o ‘know-how’ da AMD, visto que a fornecedora do SoC das consolas de nova geração, também é a fornecedora de SoCs para esta curiosa consola portátil.

Aliás, o SoC que dá vida à Steam deck é muito similar aos SoCs que podemos encontrar na PS5 e Xbox Series X/S. No entanto, devido às limitações de consumo energéticas e de temperatura, é um SoC um pouco mais limitado, com menos núcleos de processamento no CPU, no GPU, e claro, frequências mais baixas.

Ainda assim, a AMD acha que é capaz de retirar mais sumo deste SoC! Ou seja, a consola ainda não saiu, mas a gigante dos processadores e placas gráficas já quer aumentar a sua performance!

Steam Deck: AMD quer aumentar já a performance!

Portanto, de acordo com um ‘leaker’ que costuma ser bastante fidedigno, a AMD e a Valve estão a trabalhar em conjunto, de forma a criar drivers capazes de retirar todas as gotas de sumo à performance do CPU que dá vida à nova consola portátil. Um aparelho, que é na verdade, um mini-pc.

Como? Drivers!

Bem, a Steam Deck conta com um APU Ryzen com núcleos de CPU Zen 2 e núcleos de GPU RDNA 2, bem como um sistema operativo (Steam OS) baseado em Linux. Dito tudo isto, ao que tudo indica, existe espaço para melhorar a performance dos núcleos Zen 2 da AMD dentro deste SoC. Uma melhoria que poderia resultar num aumento de performance em todos os processadores AMD Ryzen, em ambiente Linux. Estamos a falar de uma melhoria muito significativa, ou substituição da driver ACPI CPUFreq. Que ao que tudo indica, não prima pela eficiência e desempenho do escalonamento dos núcleos/threads Zen 2.

Por isso, de forma a melhorar a performance, a AMD está agora a usar CPPC (Collaborative Processor Performance Control), uma parte da especificação ACPI, que claro está, traz melhorias aos designs mais modernos da responsável pelos processadores Ryzen.

Em suma, apenas sabemos alguns detalhes muito leves daquilo que a AMD está a pensar fazer para melhorar a performance da consola. Mas uma coisa é certa, todas as melhorias são bem vindas, visto que estamos a falar de um pequeno aparelho com o potencial para mudar o mundo dos PCs, e quem sabe, o mundo Gaming mobile.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!