App Stayaway COVID obrigatória dispara corrida aos Nokia!

Costuma-se dizer que Portugal é um país de brandos costumes. Realmente é. No entanto, também conseguimos ser de algum modo ser mais rebeldes em alguns aspetos. Agora e numa altura de pandemia o grande debate está centrado na utilização da aplicação Stayaway COVID. Diz-se que será obrigatória e de acordo com a Comissão Nacional de Proteção de Dados isto pode abrir graves questões de privacidade. Aparentemente os portugueses também sentem isto e curiosamente isto levou a uma verdadeira corrida aos smartphones antigos. Os Nokia são os mais procurados para se fugir à App Stayaway COVID mas há muitas outras marcas a serem procuradas.

Stayaway COVID Nokia
Foto: JMCabo

App Stayaway COVID obrigatória dispara corrida aos Nokia!

Inicialmente tudo parecia uma piada. Quando esta notícia da possibilidade da app ser obrigatória se espalhou, os utilizadores começaram a colocar imagens de telemóveis antigos e a perguntarem se daria para instalar a nova app Stayaway COVID. Se foi por isto ou não, o que é certo é que a procura por telemóveis da marca Nokia, sobretudo os mais antigos, disparou em diversas plataformas. E quem quer vender sabe disso. Basta olharmos para o OLX e vermos a quantidade de equipamentos para venda que surgiram nas últimas horas. Pode ver aqui.

Stayaway COVID Nokia

Mas não é só no OLX que as pessoas estão à procura dos Nokia. Essa procura também está a ser registada em plataformas como o Aliexpress e em lojas chinesas como a Bangood.

Aliás alguns anúncios a Nokias até fazem referência à app StayAway COVID.

Stayaway COVID Nokia

Stayaway COVID Nokia

O caso dos smartphones Huawei

No entanto, esta procura está a alargar-se a outras marcas. De facto, até se tem falado da compra de um smartphone Huawei dos novos sem serviços da Google para não se usar esta aplicação.

Esta informação está errada. Quem tem um Huawei sem serviços da Google e quiser instalar a app Stayaway COVID tem de o fazer através da App Gallery e já irá funcionar. Apesar disso, é verdade que não funciona nos smartphones Huawei martelados. Ou seja, aqueles que vêm sem serviços da Google, mas de alguma forma os conseguimos instalar.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também