Startup quer que trabalhes… enquanto dormes!

Isto tem dois caminhos! Pode ser excelente porque podes trabalhar enquanto dormes, e assim tens todo o dia para aproveitar, ou pode ser medonho… Porque além do trabalho normal, tens de trabalhar também durante o sono que deveria ser de repouso.

Como assim? Uma startup norte-americana chamada Prophetic acredita que o futuro do trabalho pode passar… Pelos sonhos.

Ou seja, a empresa está a desenvolver o Halo, uma espécie de faixa para a cabeça que promete induzir sonhos lúcidos, aqueles em que tens consciência de que estás a sonhar e consegues controlar o que acontece.

Mais concretamente, segundo a equipa de desenvolvimento, este dispositivo pode ser usado como uma ferramenta de produtividade e criatividade. A ideia é simples! Se consegues controlar os teus sonhos, também podes aproveitar esse estado para treinar apresentações, resolver problemas complexos ou até explorar novas ideias sem as limitações do mundo físico.

Claro que não vai ser tal e qual como trabalhar. Mas vai ser possível desenvolver várias tarefas, e ficar com memória delas.

Como funciona o Halo?

O Halo é descrito como um dispositivo de neuroestimulação não invasivo, que usa sinais de ultrassom focado para ativar a fase de sono onde os sonhos lúcidos podem acontecer. 

A Prophetic chama-lhe o “sandbox definitivo para resolver problemas divergentes”, onde a única limitação é a imaginação do utilizador. A empresa até cita exemplos históricos, visto que vários cientistas e artistas já admitiram no passado que algumas das suas descobertas nasceram em sonhos lúcidos.

Apesar da promessa ambiciosa, esta não é a primeira vez que se fala em tecnologia para induzir sonhos lúcidos.

 A diferença é que, até agora, nenhum produto conseguiu garantir resultados consistentes.

Ainda assim, a Prophetic já arrecadou mais de 1 milhão de dólares em investimento e até colabora com um dos designers do Neuralink, o projeto de interface cérebro-computador de Elon Musk.

Quanto vai custar?

De acordo com a Fortune, o Halo deverá chegar ao mercado em 2025 com um preço a rondar os 1.500 a 2.000 dólares (entre 1.180€ e 1.950€). Já é possível fazer uma reserva com um depósito de 100 dólares.

Vale a pena sonhar com isto?

É inegável que a ideia chama a atenção: trabalhar enquanto dormes parece ficção científica. Mas também levanta dúvidas. Teremos de esperar para ver.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque