Utilizar o Start-stop pode permitir poupar até 2000 Euros!

A tecnologia está por todo o lado nos veículos modernos, mas não foram criadas todas da mesma forma. Algumas são muito mais úteis do que outras e podem ter um grande impacto no desempenho e na condução. O sistema de que vamos falar a seguir é o start-stop. Algumas pessoas não gostam porque consideram que pode avariar o carro mais depressa. Um sistema concebido para reduzir o consumo de combustível. Com os actuais preços elevados da gasolina, qualquer coisa para poupar uns trocos é bem-vinda, não? Mas e se lhe dissermos que o start-stop pode permitir poupar até 2000 Euros?

As vantagens do sistema start-stop não são só poupar

O sistema start-stop não só reduz o consumo de combustível, como também reduz as emissões de gases de escape, desligando o motor quando este está ao ralenti ou quando está em desaceleração a baixa velocidade (menos de 8 km/h). O motor volta a arrancar automaticamente assim que o condutor solta o pedal do travão.

Frequentemente utilizado em veículos híbridos, este sistema está agora nos modelos mais tradicionais. Combina controlos electrónicos inteligentes com uma bateria, um alternador e um motor de arranque reforçados para um funcionamento suave e para compensar os arranques adicionais e a maior necessidade de eletricidade.

carros start-stop
O sistema start-stop em marcha lenta pode-se desativar manualmente premindo um botão frequentemente localizado no painel de instrumentos ou na consola.

Entretanto quando está calor, o ar condicionado continua a funcionar com o motor desligado se o compressor de ar condicionado do veículo utilizar um motor elétrico alimentado por uma bateria. Noutros veículos, este compressor pára de funcionar quando o motor pára, mas a ventoinha continua a soprar ar.

No entanto, quando está frio, o sistema é normalmente desativado. Como o desempenho da bateria é afetado pelas baixas temperaturas, os fabricantes optaram por evitar eventuais problemas de arranque devido a energia insuficiente.

Quão útil é?

A tecnologia start-stop pode diminuir o consumo de combustível em cidade em 4-10% ou mais. Mas tudo isto depende das condições de condução e da forma como conduz, como é óbvio. Em suma, será útil para alguns e insignificante para outros.

Entretanto os estudos mais recentes revelam que a poupança de combustível permitida por esta tecnologia ao longo de um período de dez anos situa-se entre os 340 e os 2000 Euros.

Lembre-se disto quando estiver à procura do seu próximo veículo …

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também