Sábado, Julho 26, 2025

Starlink em baixo em todo o mundo e afeta até tropas ucranianas

A rede de internet via satélite Starlink em baixo e a enfrentar uma falha global desde cerca das 20h30 (hora de Lisboa) desta quinta-feira. A própria empresa confirmou o problema no seu site oficial, onde se colocou uma mensagem a indicar que “o Starlink está atualmente a sofrer uma interrupção de serviço. A nossa equipa está a investigar.”

Starlink está em baixo em todo o mundo e já afeta até tropas ucranianas

Pouco depois, pelas 21h05, a conta oficial da Starlink na rede social X (antigo Twitter) publicou um comunicado mais detalhado: “O Starlink está atualmente com uma falha de rede e estamos a implementar ativamente uma solução. Agradecemos a vossa paciência. Partilharemos uma atualização assim que este problema estiver resolvido.”

Segundo o The Verge, esta é a primeira grande interrupção do serviço em 2025. Embora já tenham ocorrido falhas pontuais anteriormente, apresentam-se como relativamente raras tendo em conta a escala da rede de satélites gerida pela SpaceX.

Starlink assinantes, Starlink taxa de congestionamento

O impacto, no entanto, está a ser significativo. O jornal The Kyiv Independent relata que o serviço também está indisponível para as tropas ucranianas no terreno, que dependem dos terminais Starlink para comunicações. Numa mensagem no Telegram, os militares ucranianos indicaram que o sistema “está em baixo em toda a frente”.

A falha acontece curiosamente no dia seguinte ao lançamento do serviço T-Satellite, uma funcionalidade de mensagens via Starlink lançada pela T-Mobile. Até ao momento, ainda não há informações sobre se esse novo serviço também se encontra afetado.

Utilizadores de diversos países incluindo Estados Unidos, vários países da Europa, África, Ásia e Austrália têm relatado que não conseguem aceder ao serviço, recebendo mensagens de erro a indicar que não existe “nenhuma ligação upstream saudável”.

Segundo os dados da NetBlocks, que monitoriza a conectividade global, o acesso à Starlink caiu para apenas 16% do tráfego habitual um sinal claro da dimensão do apagão.

A SpaceX ainda não revelou o que causou a falha nem quando o serviço será totalmente restabelecido.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também