SSDs: Qual é a diferença entre um SSD normal e um NVMe?

Qual é a diferença entre um SSD normal e um NVMe? Esta é uma pergunta acima de tudo incompleta, mas é algo que recebo várias vezes na minha caixa de e-mails ou mensagens do Facebook, por isso vamos tentar responder.

Primeiramente, é preciso saber que um SSD (Solid State Drive) é um ‘disco rígido’ com velocidades muito superiores aos tradicionais HDD. No entanto, isto não quer dizer que a Interface de um SSD não seja exatamente a mesma que os antigos HDDs utilizavam.



SSDs: Qual é a diferença entre um SSD normal e um NVMe?

SSD

O que é uma interface? 

É basicamente a maneira como ligamos um disco ao sistema, seja via cabo ou diretamente à motherboard via PCIe. Ou sejam, existem diferentes interfaces para SSDs diferentes:

  • Interface Física: A maneira como ligamos os componentes ao sistema (motherboard), como SATA ou PCIe
  • Interface Lógica: A arquitetura que estamos a utilizar depois dos componentes estarem ligados ao sistema, como o NVMe.

Dito tudo isto, quando alguém me pergunta qual é a diferença entre um SSD normal e um SSD NVMe, está basicamente a perguntar-me qual é a diferença entre um SSD SATA, onde ligamos a drive via cabo SATA, ou via PCIe (M.2).

Pois bem, normalmente, um SSD SATA de 2.5” é ligado à motherboard da mesma exata forma que ligávamos um HDD. Ou seja, através de um cabo SATA. Contudo, também existem SSDs SATA M.2, que apesar de ligarem a uma porta M.2 compatível, têm a mesma exata velocidade que as anteriores drives de 2.5” mencionadas.

Então, o que quer dizer ‘SSD NVMe’? 

Estamos a falar de um SSD que usa a interface lógica NVMe em combinação com a interface física M.2. Em suma, é um Algoritmo de Arquitetura Lógica que trabalha utilizando a interface M.2 para oferecer melhores velocidades.

Assim, enquanto um SSD pode ser ligado utilizando a interface M.2 (PCIe), não quer dizer necessariamente que irá ser um SSD NVMe. É necessário existir suporte a esta interface lógica no SSD em questão (e na motherboard), para ter acesso às velocidades da tecnologia.

Para ter noção da diferença na velocidade, um SSD SATA 3 tem um limite Read/Write de 530/500 MB/s, enquanto um SSD M.2 NVMe chega facilmente aos 3500 MB/s.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário