No final de 2021 e início de 2022, noticiámos que o mercado de SSDs iria ter uma queda muito significativa no preço (10~15%), tudo devido à baixa procura após a loucura da pandemia. Ou seja, as coisas estão a normalizar no lado dos consumidores, e também estavam a normalizar no lado das fabricantes, mais concretamente nas linhas de produção.
No entanto, devido à utilização de materiais contaminados nos últimos lotes produzidos, no final de Janeiro, nas fábricas Japonesas de Yokkaichi e Kitakami (Kioxia), e problemas também no lado da Samsung, com lockdowns derivados à mais recente variante de COVID-19, os preços vão afinal aumentar, em vez de diminuir.
SSDs mais caros em Abril! Porquê? Culpa das fabricantes
Portanto, a previsão era de queda, mas devido ao incidente das fábricas mencionadas em cima, e também dos problemas com COVID na fábrica de Xi’an da Samsung, fez com que a produção não fosse a esperada para o início do ano.
Desta forma, a queda no primeiro trimestre, a existir, vai ficar entre os 5 e 10%. Posteriormente, no segundo trimestre, vamos ter um aumento igual à queda, ou seja, entre 5 e 10%.
Os produtos contaminados equivalem a cerca de 6.5 exabytes de armazenamento (6,500M GB), significando 3% da produção mundial para 2022.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já comprou um SSD em 2022? Partilhe connosco a sua opinião sobre este assunto nos comentários em baixo.