SSD vs HDD: SSDs já são 21x mais confiáveis no armazenamento!

HDD vs SSD

Caso já não se lembre, na altura em que os primeiros SSDs chegaram ao mercado, apesar de ser considerado como um tipo de armazenamento super rápido, também era pouco confiável. Afinal de contas, ao contrário dos velhinhos HDDs, quando um SSD falhava, falhava de uma maneira espetacular, levando toda a informação consigo.

Era exatamente por isto, que vários utilizadores tinham um SSD para o arranque do SO, mas tinham sempre uma imagem desta drive armazenada no HDD. Porque claro está, ninguém fazia ideia de quando ou como um SSD poderia ‘falecer’ do nada.

Entretanto, passados mais de 10 anos, as coisas mudaram bastante! E pelos vistos, para muito melhor!



SSD vs HDD: Os SSDs já são 21x mais confiáveis no armazenamento!

Portanto, ao longo dos anos, as fabricantes trabalharam arduamente no aumento de velocidade do SSD, mas também na sua confiabilidade. Tudo de forma a oferecer armazenamento rápido mas seguro. Uma aposta bem sucedida, visto que segundo um estudo de mercado recente, um SSD ‘normal’ já é 21 vezes mais confiável em comparação a um vulgar HDD.

Dito tudo isto, o estudo foi feito pela Backblaze, com um grande foco no mercado empresarial, onde a durabilidade e confiabilidade é muito mais importante, e por isso, valorizada. Assim, segundo o estudo feito entre os dias 1 de Janeiro e 31 de Março de 2021, o AFR (Average Failure Rate) de um HDD andou pelos 10.56%, isto enquanto o AFR dos SSDs ficou apenas pelos 0.58%.

Ou seja, de forma mais explicita, enquanto 1 em cada 10 HDDs acabam por falhar antes do tempo, no lado dos SSDs, temos apenas 1 em cada 200 drives. Curiosamente, estes dados mostram uma melhoria na taxa de ‘fail’ dos SSDs nos últimos anos. Ao mesmo tempo que também mostra um aumento muito significativo na taxa de ‘fail’ dos HDDs.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte