SSD PCIe 6.0 impressiona nos primeiros testes. Já viu?

Como já deve ter percebido, a corrida aos dados está a acelerar a uma velocidade absurda! A exigência está a aumentar, e como tal, a IA precisa de um autêntico turbo para alimentar os seus apetites vorazes. É exatamente por isso que o PCI Special Interest Group está a tratar disso com os novos padrões PCIe 6.0 e 7.0, mas ainda há uns quantos obstáculos técnicos para resolver antes que os primeiros produtos baseados em estas tecnologias possam chegar ao grande público.

SSD PCIe 6.0 impressiona nos primeiros testes. Já viu?

ssd pcie 6.0 impressiona nos primeiros testes. já viu?

Portanto, a Micron, que no ano passado já tinha prometido um SSD PCIe 6 com velocidades de leitura simplesmente brutais, juntou-se agora à Astera Labs para provar que a coisa não era aoenas fumo e espelhos.

Ou seja, durante a DesignCon 2025, estas duas empresas mostraram ao mundo um SSD pensado para centros de dados, capaz de atingir uns impressionantes 27 GB/s de leitura sequencial. Um valor acima daquilo que a própria Micron tinha anunciado.

Entretanto, o switch da Astera utilizado para este testo é o primeiro feito de raiz para PCIe 6, sendo capaz de lidar com 64 lanes e suportando CPUs, GPUs, SSDs e NICs sem “engasgos”. O problema? O calor. A tecnologia é tão rápida que o sobreaquecimento pode ser um entrave. Um problema que de facto já existe no lado dos SSD PCIe 5.0, sendo exatamente por isso que muitos deles chegam ao mercado com dissipadores de calor massivos, alguns deles equipados com ventoinhas.

Isto chega ao mercado quando?

Pois bem, antes que seja possível sonhar com motherboards PCIe 6 no teu PC gaming, acalma-te. Essa revolução ainda está longe dos consumidores. Por agora, esta tecnologia está reservada aos gigantes dos servidores e da IA.

O que é normal, visto que os nossos computadores ainda não são capazes de aproveitar os ganhos de velocidade dos SSD PCIe 4.0 e 5.0.

- Advertisement -
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

Preços muito mais altos? E… Se ninguém comprar?

Gamers querem boicotar a RAM para baixar preços. Uma...

iPhone 18 mais caro? Calma, a Apple tem truques!

Os preços dos componentes estão a subir outra vez,...

Há um fungo em Chernobyl que parece adorar radiação

Desde que o reator 4 de Chernobyl explodiu, há...

Multibanco: mitos que já devíamos ter deixado para trás

O Multibanco faz parte do “kit Portugal”: café, pastel...

Nike com SNES lá dentro? Sapatilhas que jogam mesmo!

Há mods malucos… e depois há isto. Para celebrar...