SSD: Nova geração já toca nos 14.7 GB por segundo!

Ainda se lembra da chegada dos primeiros SSD PCI Gen5 ao mercado? Foi uma novidade que pouco surpreendeu devido às limitações da tecnologia na altura. Mais concretamente, a  diferença entre os melhores SSD PCIe 4.0 e os novos PCIe 5.0 era… Pouca.

Afinal, o mais recente padrão permitia velocidades à volta dos 14 GB/s, mas os chips de memória e seus controladores não conseguiam ainda lidar com esse tipo de velocidade.

Bem… Os tempos mudaram!

SSD: Nova geração já toca nos 14.7GB por segundo!

Portanto, a Phison está agora pronta a lançar novas versões dos seus controladores de memória, com um topo de gama E26 atualizado e um gama média E31T para versões um pouco mais baratas. Estes controladores vão servir de base a muitos SSDs em 2024! Aliás, é boa ideia preparar-se para a CES 2024 em Janeiro, porque vamos ver muitas novidades nessa altura.

Do que estamos a falar ao certo? Bem, de 14.7 GB/s de velocidade de leitura, 12.GB/s de velocidade de escrita, 2.5 millhões de IOPS, e ainda um CPU ARM de 6nm para assegurar que a performance se mantém alta. Um aumento muito significativo de performance, visto que o atual controlador Phison E26 apenas consegue tocar nos 12.8 GB/s.

Números interesantes, visto que a atual plataforma Intel Z790 tem um limite máximo de 14.2 GB/s. Por isso, por enquanto, quiser a velocidade máximo do armazenamento de nova geração, vai ter de optar por uma solução AMD.

Velocidade = Calor!

Entretanto, como estamos fartos de dizer, com o aumento da velocidade no mundo do armazenamento, temos também de aumentar as capacidades de refrigeração do hardware. Ou seja, os SSD do futuro vão precisar de soluções de cooling um pouco maiores, mais estranhas, e por isso mais poderosas.

Controlador E31T vai ser mais barato? Oferece o quê?

Para alternativas mais amigas da carteira, temos ainda o controlador Phison E31T com capacidades de chegar aos 10.8 GB/s. Porém, é pensado para SSD sem ajuda de memória DRAM.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.