SSD capaz de oferecer 128GB/s? Vai acontecer já em 2022

Como deve saber, com a chegada dos Intel Core 12000 (Alder Lake-S), temos também a chegada do novíssimo standard PCIe 5.0. O que claro está, significa que vamos começar a ver alguns produtos dentro deste “novo mundo”, a chegar às prateleiras, no fim de 2021 e início de 2022.

Aliás, a MSI já fez um “tease” relativamente aquela que vai muito provavelmente ser a solução de armazenamento mais rápida do planeta. Uma placa de expansão PCIe 5.0 M.2, capaz de aproveitar toda a largura de banda do socket PCIe 5.0 x16! Estamos a falar de 128 GB de informação, por segundo.

SSD capaz de oferecer 128GB/s? Vai acontecer já em 2022

Portanto, a MSI acabou de fazer tease a uma placa de expansão denominada de Expander-Z PCIe 5.0 M.2, que claro está, é montada numa entrada PCIe 5.0 x16, em uma das novas motherboards Z690. Aliás, este deve ser o primeiro componente de sempre a ter suporte ao novo standard PCIe 5.0, visto que a RTX 3090 Ti apenas vai ser apresentada na CES 2022, no início do próximo ano.

Dito tudo isto, a MSI está a prometer 128 GB/s, que claro está, é o máximo que o conector PCIe 5.0 x16 é capaz de oferecer. Isto é super curioso, visto que por enquanto, o máximo que conseguimos tirar de um SSD PCIe 4.0 M.2 anda nos 7GB/s, enquanto o PCIe 5.0 vai chegar aos 14GB/s. Contudo, são casos diferentes! Estas placas de expansão são capazes de aceder a mais que um SSD NVMe M.2 ao mesmo tempo. E por isso, oferecem um outro mundo de velocidade.

Entretanto, a MSI ainda não oferecer qualquer estimativa para o lançamento. Mas é muito provável que este produto chegue ao mercado no fim deste ano, ou o mais tardar, em 2022. Aliás, é até provável que esta placa faça parte de alguns bundles, visto que a MSI é uma das maiores fabricantes de motherboards do mercado.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados