SSD: Armazenamento está mais caro e vai ficar (bem) pior

Pensavas que era só a memória RAM? Estás muito enganado, os SSD estão prestes a levar com um murro no estômago, e provavelmente nunca mais voltam aos preços que temos visto no mercado ao longo destes útlimos anos.

Infelizmente não é alarmismo. É simplesmente a continuação lógica de tudo o que já está a acontecer no mercado de hardware.

Ou seja, depois da memória RAM ter disparado, das placas gráficas andarem sempre entre o caro e o indisponível, agora é a vez da NAND. Ou seja, da memória que dá vais aos SSD.

Os SSD já subiram de preço, mas isto é apenas o início.

kioxia

A razão é sempre a mesma e já nem surpreende. A inteligência artificial está a consumir recursos a um ritmo absurdo, e as fabricantes estão obviamente a seguir o dinheiro. Para quê guardar produção para o consumo, se é possível ir buscar mais dinheiro à indústria?

Segundo vários relatos da indústria, a Samsung terá avançado com aumentos de preços da NAND superiores a 100% logo no primeiro trimestre do ano, depois de acordos de fornecimento de longo prazo com nomes como Apple, NVIDIA e AMD.

Ou seja, quem compra aos milhões e para centros de dados de IA fica protegido. O mercado de consumo? Esse que se aguente.

Dito tudo isto, dsde outubro de 2025, os preços médios dos SSD já subiram cerca de 20%. E atenção, isto foi antes de os novos contratos de NAND entrarem verdadeiramente em vigor.

Pode até existir uma duplicação de preços, especialmente nas gamas mais altas.

Tal como na RAM, não vai haver mais produção. Pelo contrário!

Se estás a pensar que a solução passa por “produzir mais”, esquece. As fabricantes não estão interessadas nisso.

Empresas como a SK hynix e a própria Samsung estão a reorganizar linhas de produção para maximizar lucro. E neste momento, o lucro está na IA, não nos PCs de gaming ou nos portáteis para o consumidor comum.

Menos oferta, mais procura, preços mais altos.

O mercado de PCs está num ponto complicado

O mais preocupante nisto tudo é que os aumentos deixaram de ser pontuais. Já não é só a gráfica, ou só a RAM, ou só o SSD.

É tudo ao mesmo tempo.

Isto coloca o mercado de PCs num estado estranho, onde atualizar deixou de ser um processo natural e passou a ser uma decisão quase estratégica. Comprar agora, esperar, manter hardware antigo mais tempo do que era suposto.

O pior é que ninguém sabe quando é que isto poderá terminar. Aliás, isto tem sido crise atrás de crise. Se calhar nunca vamos ter um fim a sério.

Conclusão

Se estás a pensar montar ou atualizar um PC, especialmente em 2026, convém perceber uma coisa simples: o problema não é escolher mal os componentes. É o mercado estar completamente desequilibrado.

Talvez não seja má ideia tratar bem do hardware que já tens. Porque o próximo upgrade pode sair bem mais caro do que estás à espera.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também