A Square Enix, o estúdio responsável pela saga de jogos Final Fantasy, entre outras sagas igualmente importantes como Kingdom Hearts ou Dragon Quest, decidiu desistir de lançamentos exclusivos para certas consolas.
Uma decisão que pode fazer algum sentido a longo prazo, mas que muito honestamente não conta a história toda.
Square Enix desistiu dos exclusivos. Sinal dos tempos?
Portanto, caso não saiba, a Square Enix anda a sofrer com fracas vendas há alguns meses/anos, com os mais recentes e importantes casos a serem Final Fantasy 16 e Final Fantasy 7 Rebirth. Ambos exclusivos PS5, o que claro está, é um processo que limita o alcance dos jogos no mercado.
Mas… Para serem exclusivos PS5, é óbvio que foi feito um estudo por parte da Square Enix. Além disto, a Sony entrou com algum dinheiro para compensar as potenciais perdas.
Ou seja, não é (só) por aqui que as coisas estão a correr mal para a Square Enix. Aliás, os próprios jogadores já começaram a apontar o dedo ao estúdio, ao dizer que o insucesso nas vendas se deve ao fraco desenvolvimento e lançamento de jogos.
De forma mais concreta, os jogos não estão a vender, porque ou são maus, ou porque é visível aos olhos de qualquer pessoa que o estúdio está atrás de dinheiro fácil. Como é o caso da divisão do Remake de Final Fantasy 7 em 3 partes diferentes.
- Nota: Curiosamente, FF 7 Remake Part 3 vai continuar a ser um exclusivo PS5, devido a contratos já assinados.
Entretanto, seja isto correto ou não, é muito provável que todos os jogos da Square Enix comecem a aparecer na PS5, Xbox Series S e X, Nintendo Switch, e claro… No PC. Especialmente nesta última, que é onde a Square Enix vê mais potencial de crescimento nos próximos anos.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!