Esta é a melhor forma de ver se tem spyware no smartphone!

O Spyware é um problema muito sério. Isto porque muitas pessoas que têm smartphones estão a ser espiadas ou controladas e não fazem ideia. Estas ameaças visam sobretudo os sistemas Android e podem chegar de várias formas. Um update falso que instalámos, uma aplicação que até estava na Play Store mas era tudo menos “simpática” ou então um site que colocou algo no telemóvel. Seja qual for o método o resultado é o mesmo. Ficamos com o smartphone cheio de spyware. Depois temos dois grandes problemas. Primeiro descobrirmos que o temos e a seguir retirá-lo. Dito isto, esta é a melhor forma de ver se tem spyware no seu smartphone!

Esta é a melhor forma de ver se tem spyware no smartphone!

Antes de qualquer outra coisa e de passarmos propriamente à forma de vermos se temos spyware no smartphone é importante prevenir. Dito isto, não clique em links suspeitos que cheguem através de emails, WhatsApp ou SMS. Entretanto é importante utilizarmos passwords seguras nas nossas contas. Evite também instalar apps que cheguem de fontes não familiares e preste atenção às permissões que pedem.

Bug no Android, spyware no smartphone

A melhor forma de vermos se temos spyware no nosso smartphone é estarmos atentos às apps instaladas. É verdade que em alguns casos elas escondem-se. No entanto, na maioria das situações não. Assim é boa ideia arrancarmos o smartphone em modo de segurança. Normalmente temos de ficar a carregar no botão de energia para desligarmos o smartphone e depois ficar a pressioná-lo para aceder a esse menu especial. Claro que isto varia de acordo com o fabricante e modelo. Quando ele acabar de iniciar, vá até definições e depois aplicações. Depois olhe para tudo o que está nessa lista. Se encontrar algo que lhe parece suspeito, selecione e remova.

Mas há mais alguns sinais de alerta, caso não aparece nada estranho na lista de apps.

É normal que a bateria vá durando cada vez menos ao longo do tempo que temos o smartphone. No entanto se o smartphone é novo e as coisas começaram a correr mal de repente então a razão tem de ser investigada.

É que uma ameaça que esteja silenciosamente a correr no smartphone faz exatamente isto. Vai utilizando os recursos a toda a hora e faz com que a bateria dure muito menos. Para além disso o desempenho também é afetado.

android, jornalistas spyware ativistas

Outro sinal de que algo não está bem é quando o smartphone começa a aquecer do nada.

Se normalmente ele estava dentro da temperatura normal mas agora anda sempre a ferver é uma grande “red flag”.

O aparecimento de popups e o surgimento de páginas iniciais diferentes no browser é outra das coisas estranhas. No entanto é um dos sinais mais claros de que estamos realmente infetados. Se surgir publicidade do nada e a toda a hora evite carregar nesses links. Sobretudo não preencha quaisquer informações pessoais.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.