Spotify tem um problema com podcasts “Barulho de Fundo!”

Sabe o que é Barulho de Fundo? É o que provavelmente você faz quando está a trabalhar ao PC e liga a TV só para ter algum ruído de fundo, de forma a tornar o ambiente à sua volta mais familiar e por isso mais confortável.

Porém, caso não saiba, existe todo um submundo no Spotify com podcasts que pura e simplesmente só transmitem este tipo de ruído. Curiosamente, é algo que faz imenso sucesso, porque alguns utilizadores da plataforma utilizam esses podcasts para dormir melhor.

Então, se faz sucesso… Será isto mesmo um problema? Sim! O Spotify está a perder dinheiro.

Spotify tem um problema com podcasts “Barulho de Fundo!”

natal músicas

Portanto, ao que tudo indica, o Spotify está a estudar a possibilidade de proibir os podcasts de ruído branco, uma vez que a plataforma de streaming de música está a perder dezenas de milhões de dólares.

O documento ‘leaked’ pelo Bloomberg revela que este pequeno “submundo” de podcasters é na realidade imensamente popular, e por alguma razão, o próprio algoritmo da plataforma conseguiu chamar ainda mais utilizadores para este tipo de conteúdo. Que conteúdo é este? São os podcasts de ruído branco, que são utilizados predominantemente pelas pessoas para adormecer.

Tem noção do dinheiro? Alguns dos criadores destes podcasts estão a ganhar até 18.000 dólares por mês através de anúncios no Spotify, uma vez que o algoritmo do próprio Spotify estava a impulsionar estes podcasts.

Em termos de horas, no início de 2023, os podcasts de ruído branco representavam 3 milhões de horas de consumo diário. Parece muito? Bem, para o Spotify não chega. Ou seja, é um número não tão lucrativo como a empresa pretende que seja. Mais concretamente, o Spotify ganha a maior parte do seu dinheiro através de subscritores pagos. Por isso, de acordo com o documento interno, se afastasse os ouvintes de ruído branco daquilo de que gostam, a empresa poderia obter um lucro adicional de 38 milhões de dólares.

Mas, como no grande esquema das coisas não faz sentido remover conteúdo popular, o Spotify está inclinado a engolir em seco, e deixar voar os 38 milhões de dólares que poderia ganhar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também