Sony Xperia X Compact: todas as características que precisa saber


Por em

Hoje, na IFA 2016, em Berlim, a Sony revelou os seus novos Sony Xperia XZ e Sony Xperia X Compact, dois dos seus dispositivos mais ambiciosos de sempre. A Leak já teve oportunidade de anunciar o evento na hora e cobrir as tecnologias Sony que ambos os dispositivos incorporam, mas agora temos mesmo de pormenorizar o que são e o que trazem para a mesa estes novos Sony.

Design renovado

Com os Sony Xperia XZ e Sony Xperia X Compact, a Sony revoluciona o seu próprio ethos estilístico, transformando o seu Omnibalance em algo praticamente novo, o “loop surface design”. O epíteto classifica o expoente máximo daquilo que já tínhamos notado no Sony Xperia XA: o desenho dos dispositivos é altamente simétrico, com as transições entre os componentes quase impossíveis de sentirmos casualmente. Estas curvas simétricas que parecem repetir-se eternamente, são a essência do “loop surface” dos novos Xperia.

Topo e base dos telemóveis são, no entanto, rectas, fornecendo um interessante contraponto estilístico.

Em termos de materiais, a Sony recorreu a vidro curvo, metal e cerâmica, com o painel traseiro do Sony Xperia XZ fabricado de Alkaleido, um novíssimo híbrido de alumínio de elevada pureza e polímeros que a Sony indica permitir maior eficácia na dissipação do calor excessivo causado pela utilização intensiva do dispositivo.

No caso do Sony Xperia X Compact, as dimensões são de 129 x 65 x 9,5mm, para um peso de apenas 135g. As cores disponíveis são em preto, branco e azul claro (ou Mist Blue).

Ecrã HD de 4.6 e tecnologia avançada

Os Xperia Compact nunca hesitaram em fornecer ecrãs potentes, e o novo Sony Xperia Sony X Compact não é diferente, oferecendo uma compacta unidade de 4.6 polegadas HD, com tecnologia Triluminos, garantindo cores ricas e contrastes profundos. Em termos de ecrã, o Compact tem, simplesmente, do melhor que a Sony pode oferecer.

Numa era de ecrãs FHD e 4K, um ecrã HD pode parecer modesto, mas em termos de densidade de pixéis, temos 319ppi, muito aproximado ao que podemos encontrar em smartphones FHD com ecrãs de 5.5 polegadas. Tal como com os soberbos Xperia Z3 Compact e Z5 Compact, o ecrã deverá ter bastante nitidez, impulsionado pelo Mobile Bravia Engine que tem melhorado a olhos vistos na sua missão de optimizar as imagens mostradas no ecrã.

O imperativo de conseguir encaixar tantas características num pacote tão pequeno significa que o Compact tem um rádio ecrã/corpo de 69,6%, ainda assim idêntico ao do Sony Xperia X.

Processador Qualcomm Snapdragon 650

O Sony Xperia X Compact possui um processador Qualcomm Snapdragon 650, com 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. A gráfica a bordo é uma Adreno 510, portanto um hardware que já conhecemos bem do Sony Xperia X e que deixa excelentes referências.

O processador vem com seis núcleos, quatro dos quais são Cortex A53 e dois são dos mais potentes Cortex A72 a 1.8GHz para as cargas mais pesadas. O processador tem mostrado qualidades suficientes para ser a eleição das marcas para as gamas média-alta, por possuir uma performance semelhante à do Snapdragon 810 que foi o processador de excelência dos flagships de 2015.

Trata-se de um processador que vem com funcionalidades avançadas, incluindo tecnologia LTE Cat-7 ou capacidade de captura de vídeo 4K. O extraordinário é mesmo que este seja fundamentalmente o hardware do Sony Xperia X num corpo substancialmente mais compacto.

Câmaras avançadas de 23MP e 13MP para selfies

Como vimos na nossa análise às principais tecnologias dos novos Xperia, a Sony apostou forte no departamento das câmaras. A câmara principal do Sony Xperia X Compact é composta por um sensor Xmor RS de 23MP, com três sensores de captura de imagem, destinados a captar foco mais depressa, com maior exactidão, e com cores e exposição mais corretas, graças a um módulo RGBC-IR e um sensor laser.

Ao contrário da câmara no Sony Xperia XZ, o Sony Xperia X Compact pode captar apenas vídeo FHD, mas vem com estabilização de 5 eixos através do sistema SteadyShot. A câmara possui ainda as lentes G da Sony e zoom 5X Clear Image Zoom, que permite fazer zoom digital sem degradação da imagem.

A câmara frontal é substancialmente mais modesta, com 5MP, com abertura f/2.0 e grande ângulo de visão, além de sensibilidade até ISO 6400.

De destacar que voltamos a ter um botão dedicado para a captura fotográfica que permite captura rápida sem desbloquear o telemóvel e parece que a Sony melhorou a app de fotografia, finalmente dando-nos foco manual.

Bateria de 2700mAh com carregamento rápido

Um outro prodígio do Sony Xperia X Compact é, inquestionavelmente a sua bateria. Com 2700mAh, é marginalmente superior à do Sony Xperia X, enquanto tem que lidar com um ecrã mais económico, pelo que a sua durabilidade será mais prolongada. É uma bateria inteligente com tecnologia adaptativa da Qnovo que permite prolongar a vida da bateria ao longo de vários ciclos de carregamento e compatível com Quick Charge 3.0.

Sensor de impressões digitais

O Sony Xperia X Compact regressa com o sensor de impressões digitais que os Xperia de topo têm colocado no botão de bloqueio do ecrã. A autenticação por impressões digitais é sempre importante, principalmente numa era de pagamentos móveis em que a impressão digital é a melhor barreira de segurança disponível no momento.

Além destas características que geralmente chamam mais à vista dos potenciais compradores, não se esqueçam de passar pelo nosso especial sobre as grandes tecnologias do Sony Xperia X Compact, para compreender melhor tudo o que este dispositivo consegue trazer para o mercado.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

As principais tecnologias dos novos Sony Xperia XZ e X Compact e o que significam para si

Razer lança auscultadores gaming Man´Owar 7.1

Seguinte