Sony Xperia 1 II é oficial e está verdadeiramente espectacular!

Como já tinhamos referido ontem na Leak, é segunda-feira e a Sony já oficializou o seu novo topo-de-gama Sony Xperia 1 II que apenas para esclarecer se pronuncia Xperia One Mark Two. Este dispositivo segue algumas tendências do Xperia 1 mas com algumas atualizações muito interessantes. Um facto que tenho de destacar é que foi buscar algumas coisas ao passado e que tornaram os Xperia em verdadeiras bombas.

Sony Xperia 1 II é oficial e está verdadeiramente espectacular, o que se vê logo pelo design!

A Sony apostou normalmente num design que ficou conhecido como OmniBalance. De facto, os smartphones deste fabricante costumavam ter um design muito “direito”, com formas retangulares, lados planos e bastante simetria. Desde o Xperia XZ3, a Sony tem vindo a mudar algumas coisas. No entanto, com o lançamento deste novo dispositivo parece voltar a apostar um pouco no OmniBalance.

Sony Xperia 1 II é

Percebemos rapidamente que este dispositivo possui lados planos, o que lhe dá alguma nostalgia. Temos também molduras superiores e inferiores simétricas.

O botão liga e desliga está, como dita a tradição, localizado bem no meio da moldura direita e, felizmente, abriga o sensor de impressões digitais.

Até agora, o Xperia 1 II parece ser uma mistura muito elegante entre o Xperia XZ2 do passado e o mais recente Xperia 1.

O ecrã do Sony Xperia 1 II é 4K

A Sony mantém a aposta na resolução 4K. Dito isto, temos um painel de 6,5 polegadas com uma proporção de 21,5:9. Continua a ser um painel OLED com suporte para vídeo HDR. Ainda assim não temos uma taxa de atualização de 90 Hz ou 120 Hz, apesar de ter um truque na manga.

É que a Sony utilizou uma tecnologia de redução de desfocagem para fazer com que os movimentos pareçam nítidos e limpos. A Sony afirma que o resultado é equivalente a uma taxa de atualização de 90 Hz. Ele vem ainda com um modo especial que deve controlar um pouco as cores vibrantes do OLED e fornecer uma imagem mais natural.

Sony Xperia 1 II é

Câmara

Na parte traseira temos um trio de câmeras de 12 MP – uma grande angular, outra super grande angular e também uma telefoto. Mas agora também temos uma câmera ToF que deve funcionar até 5 metros, detectando o tamanho dos objetos, extremidades e posicionamento. Isto garante mais precisão para as aplicações de realidade aumentada e ajuda também nos efeitos de desfocagem quando tiramos fotos no modo retrato. O mesmo é válido para os vídeos.

Ainda neste campo, a Sony está muito orgulhosa da focagem automática e da tecnologia de exposição automática deste equipamento. Dito isto, o Xperia 1 II é capaz de realizar medições de AF/AE 60 vezes por segundo. Isto está associado à capacidade do smartphone fazer até 20 disparos consecutivos num segundo – o mais rápido num telemóvel até o momento.

Entretanto a Sony quer que todos os seus equipamentos funcionem num ecossistema. Assim, poderá emparelhar o Xperia 1 II com uma câmara Alpha e usar o smartphone como visor e obturador remotos.

O modo Photography Pro é também muito semelhante aos utilizadores de câmaras Alpha.

Quanto ao vídeo, temos suporte para gravação HDR. Não há suporte para 8K, mas temos gravação em 2K a velocidades de até 120 FPS – o que deve garantir resultados interessantes. Entretanto, através da app Cinematography Pro, podemos gravar vídeo 4K com uma proporção de 21:9 em 24, 25, 30 e 60 FPS.

Hardware

O Sony Xperia 1 II está equipado com o chipset Qualcomm Snapdragon 865 e suporta conectividade 5G.

Entretanto e por valor em conetividade, a Sony que tinha removido a saída para auscultadores voltou a incluí-lo neste equipamento.

No campo do áudio destaca-se o novo descodificador de 360 ​​Reality Audio, especialmente útil quando estamos a ouvir música a partir do serviço de streaming Tidal.

Este dispositivo emprega também uma tecnologia DSEE Ultimate. Na prática utiliza Inteligência Artificial para melhorar a experiência de ouvir música.

Ao nível do preço e da data de lançamento, ainda não temos informações específicas. Ainda assim, deverá situar-se entre os 899 e os 1000 Euros.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário