O mundo dos videojogos está a mudar, a palavra “exclusivo” já não tem a força de antigamente, à medida que mais e mais jogos fogem das mãos da Sony e Microsoft, de forma a aparecer em outras plataformas.
Porém, dizer “fogem” não é a verdade. Hoje em dia custa muito dinheiro desenvolver um jogo do zero, e seja devido à pandemia, ou a outros fatores, já não se vendem consolas como antigamente. Por isso, de forma a recuperar o investimento feito, é preciso lançar para tudo o que mexe, de forma a chegar ao maior número de jogadores possível.
Ou seja, hoje em dia ainda existem exclusivos, porém quase sempre temporários. Ainda assim, a Sony parece sentir que precisa de apostar mais nesta componente. Muito provavelmente em resposta às muitas aquisições que a Microsoft tem vindo a fazer.
Sony precisa de mais exclusivos? Medo da Xbox?
Portanto, como deve imaginar, devido à sua forte e prolongada presença no mundo do entretenimento, a Sony tem acesso a muito propriedade intelectual. Porém, apenas uma pequena percentagem é de conteúdo original, produzido e desenvolvido internamente pelos próprios estúdios da Sony.
Por isso, a gigante Japonesa quer mudar um pouco as coisas, ao apostar mais em conteúdo completamente original e fora da caixa. É exatamente por isso que, em uma entrevista recente ao Financial Times, o CFO da Sony (Hiroki Totoki) afirmou que a empresa precisa de apostar mais no grande panorama das coisas, e não apenas em jogos.
- “Quer se trate de jogos, filmes ou anime, não temos muito IP que tenhamos promovido desde o início. Falta-nos a fase inicial e isso é um problema para nós”.
Mas… Esta afirmação é curiosa, porque a Sony acabou de tentar lançar um IP “novo” e falhou redondamente. Estamos a falar de Concord. Aliás, as vendas foram tão más, que o jogo foi retirado do mercado.
Ainda assim, com a atual loucura de Remakes e Remasterizações, ver uma das forças mais impactantes do mercado a falar de lançar coisas novas é obviamente uma boa notícia.