Nós na leak.pt, fomos bastante críticos da PlayStation Portal, por ser um produto que pura e simplesmente não tinha grande utilidade na forma como chegou ao mercado. Não era mais que um tablet que aproveitava as capacidades do Remote Play. Uma funcionalidade que pode ser utilizada em qualquer tablet ou smartphone.
Mas… Como teste de mercado? A conversa é outra.
Sony: Consola portátil 99% confirmada. São muitos leaks!
Portanto, depois do PlayStation Portal ter servido como uma espécie de teste de mercado, tudo indica que a Sony está finalmente pronta para voltar em força ao mundo das consolas portáteis. Mas esquece o streaming. Desta vez, o objetivo parece ser criar algo com pernas para andar por si próprio, uma espécie de mini-PS5.
Assim, degundo informações divulgadas pelo leaker @Jukanlosreve, a Sony está a trabalhar num novo projeto interno chamado “Jupiter”. Aqui é preciso salientar que não estamos a falar de um simples update à já mencionada Portal. Trata-se mesmo de uma consola portátil com chip dedicado! Aliás, já sabemos que este chip vai ser desenhado pela AMD, e deve ser produzido pela Samsung nas suas linhas de 2nm (SF2P).
Ou seja, estamos a falar de um projeto de peso, digno de uma geração nova!
Assim, para quem andava com saudades da PS Vita, ou da PSP, isto é a mais pura das músicas. Mas, mais importante que isso, é o facto de fazer sentido. A Sony sabe que a Microsoft vai fazer algo de muito similar, de forma a aproveitar o seu próprio ecossistema.
Ao mesmo tempo, também temos a Nintendo a lançar a sua Switch 2.
Isto nunca esquecendo as muitas consolas da ASUS, Lenovo, MSI, Valve, etc… É um mercado que tem tudo para explodir, e como tal, a Sony não pode ficar à sombra da bananeira.
Esta “mini-PS5” vai ter jogos próprios?
Honestamente? Duvido.
É muito complicado convencer os estúdios a desenvolver jogos para uma consola secundária. A Sony teve problemas em conseguir projetos de qualidade para as suas PSP e PSVita, porque o foco é (quase) sempre a consola principal.
AMD outra vez?
O uso de um chip custom da AMD é outra jogada inteligente da Sony. Já trabalham juntas há anos na linha PlayStation, e ninguém duvida da capacidade da AMD em criar APUs bem otimizadas para equipamentos portáteis.
Claro que ainda é cedo para sonhar com datas ou preços. A tecnologia de produção da Samsung (os tais 2nm) só deverá entrar em produção em massa em 2026. Portanto, uma apresentação oficial só deverá acontecer mais perto dessa altura.
Mas uma coisa é certa: a Sony parece estar mesmo de volta ao jogo portátil. Mas vai ser complicado.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!