Solução para a crise? AMD vai lançar APUs Ryzen 5000!

Os processadores Ryzen 5000 já chegaram ao mercado há alguns meses! No entanto, a AMD ainda não lançou qualquer refresh aos muito populares Ryzen 3200G e Ryzen 3400G. Processadores que fizeram as delícias dos consumidores à procura de máquinas ‘low-cost’ para trabalhar, mas que também são bem capazes de correr alguns jogos menos exigentes como o League of Legends, GTA V, ou CS: GO.

Dito tudo isto, nestes tempos estranhos em que uma placa gráfica custa quase o mesmo que um carro, parece que a AMD vai mesmo lançar uma nova gama de APUs! Se vierem em quantidades decentes, vão ser uma autêntica lufada de ar fresco para o mercado.

O que é um APU?

Caso não saiba, um APU, é uma solução da AMD onde podemos encontrar um CPU e um GPU no mesmo chip! Como a AMD tem um grande ‘know-how’ em ambos os campos, é capaz de produzir APUs com uma performance muito interessante. Aliás, as consolas de nova geração têm como base APUs AMD.



Solução para a crise? AMD vai lançar APUs Ryzen 5000!

APUs Ryzen 5000

Portanto, segundo as últimas informações, estamos prestes a dar as boas vindas aos Ryzen 7 5700G, Ryzen 5 5600G e Ryzen 3 5300G. Sim, vamos ter um APU dentro da gama Ryzen 7, e pelos vistos, vai trazer um nível de performance muito interessante para cima da mesa.

Afinal de contas, o Ryzen 7 5700G vai trazer 8 núcleos e 16 threads, 16MB de cache L3, e uma frequência base de 3.8GHz (boost de 4.6GHz). Já na gama média, temos o Ryzen 5 5600G com 6 núcleos e 12 threads, 16MB de cache L3 e frequência base de 3.9 GHz (boost de 4.4 GHz). Por fim, temos o Ryzen 3 5300G com 4 núcleos e 8 threads, 8MB de cache L3, e uma frequência base de 4.0 GHz (boost de 4.2 GHz). Todos os processadores têm um TDP de 65W.

Assim, não só temos uma alternativa de gama alta no Ryzen 7 5700G, como também temos dois processadores muito interessantes na forma dos Ryzen 5 5600G e Ryzen 3 5300G para as gamas mais baixas, que por si só trazem um aumento de 200MHz em relação aos Ryzen 4000 do ano passado, que claro, nunca chegaram ao mercado tradicional de consumo. Bem como a arquitetura Zen 3 que encostou a Intel à parede.

Além de tudo isto, parece que o iGPU foi significativamente melhorado, com mais unidades de computação e um aumento da frequência.

Em suma, espero sinceramente que estes processadores cheguem ao mercado, para quem está desesperado por uma placa gráfica não tenha de vender um rim no mercado negro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também