Inicio Especiais Software grátis da NASA que deve experimentar

Software grátis da NASA que deve experimentar

A NASA publicou o seu catálogo de software 2017-2018, que lista as principais aplicações, bibliotecas de código e ferramentas que praticamente qualquer pessoa pode fazer download e usar. Apesar da maior parte estar muito ligada á exploração espacial,  existem algumas que vale mesmo a pena experimentar. Nas próximas linhas dizemos-lhe o que não pode perder.

 

Digamos que está a usar um drone ou vai construir um experimente o Comitê Consultivo de Sistemas de Dados Espaciais.

Esta biblioteca permite transferência confiável de grandes blocos de dados para e de naves e satélites. Ele implementa o protocolo CFDP padrão internacional, pode ser usado de missão para missão, e suporta software de solo e de voo.

NASA

Depois de ter as imagens no chão, pode querer colocá-las através PixelLearn, que permite definir regras sobre determinados pixels e padrões, assegurando que o programa automaticamente encontre e categorize diversos elementos como crateras, edifícios e assim por diante.

Depois temos por exemplo o Jet Propulsion Laboratory (JPL) Stereo Vision Software Suite (JPLV) que fornece um conjunto de bibliotecas e utilitários para a visão robótica básica, incluindo a varredura estéreo e a calibração da câmara. Destinado principalmente a usuários de sistemas de visão em vez de desenvolvedores de sistemas de visão, a suíte esconde a maioria dos detalhes de implementação por trás de uma interface de usuário de alto nível. Nenhum conhecimento especializado em computação visual é necessário.

Aqui ficam mais alguns softwares interessantes para verificarem:

Cart3D

APLNav

Formation Flying System for Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) and Satellites

Explorar planetas ao estilo NASA

Mas talvez as suas inclinações sejam mais para simular e explorar o planeta e o sistema solar. Não se preocupe, a NASA tem software muito interessante.

Existem Modelos Globais de Referência Atmosférica para a Terra, Marte, Vénus e Neptuno e Titã. Estes modelos não são brinquedos e permitem saber exatamente pressões e temperaturas em qualquer lugar. Vénus provavelmente não mudou muito na última década ou duas, mas a Terra foi atualizada para 2016, o ano mais quente registrado.

NASA

Para algo um pouco mais prático, você pode tentar a NASA Forecast Model Web, que faz um pouco mais do trabalho por si, ou o WorldView Satellite Imagery Browsing and Downloading Tool, que é uma maneira de navegar as toneladas de imagens da Terra provenientes de Satélites da NASA.  Pode aceder as imagens mais recentes 4 horas depois que elas são fotografadas, o que é espetacular.

Já o HazPop é uma app iOS que permite que navegue através de dados mundialmente atualizado de perigos naturais como incêndios, tempestades e terremotos e combine com dados sobre populações para determinar o número de pessoas afetadas.

NASA

Mas aqui estão alguns programas que qualquer pessoa pode usar:

Há um jogo Unity-based Spacewalk em que podem simular vários EVAs conduzidos por astronautas da estação espacial internacional. Pode ser jogado online, em Mac ou no PC.

NASA

A NASA tem uma grande coleção de modelos 3D, imagens e texturas que podem ser usadas para fins educacionais ou pessoais. Tudo gratuitamente, naturalmente.

Glenn Research Center: The Early Years é uma app iPad que o leva a uma visita desta instalação de pesquisa e desenvolvimento entre 1941 e 1979.

NASA

Pode verificar as últimas alterações de massa coronal e as alterações da magnetosfera com o aplicativo Space Weather App para Android.

NASA

Por fim, há “Knife, Versão 1.0“, que “calcula a subtração booleana de poliédrica triangular estanque e arbitrária para fazer previsões de boom sônico em campo próximo”.

Divirtam-se! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Eduardo Pais
Co fundador da SIMDEA está ligado a customização aplicacional e desenvolvimento desde há vários anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

(Última Hora) Sony cancelou lançamento da PS5 em alguns mercados!

(Em atualização) Novas informações apontam para que a Sony tenha decidido cancelar o lançamento da sua consola de nova geração em alguns mercados! Porquê? Ao...

Movimento #Blacklivesmatter? Até a PlayStation aderiu!

O movimento #Blacklivesmatter foi certamente um dos temas mais falados e marcantes de 2020. Talvez apenas superado pela pandemia de COVID-19 que ainda se...

Gosta de jogos de terror? É que Warzone vai receber o temível Saw!

Se por acaso joga Call Of Duty Warzone ou até mesmo Modern Warfare. Certamente já deverá estar acostumado aos inúmeros eventos lançados pela equipa...

Já joga FIFA 21? Estes são os jogadores mais rápidos do jogo!

Para montar uma boa equipa no FIFA, não é preciso muito. Afinal de contas, basta apenas um bom ponta de lança, defesas competentes e...

Durante o confinamento 43% das reviews na Amazon eram falsas!

Na altura do confinamento provocado pela pandemia de coronavírus, muitas empresas lutaram pela sua sobrevivência. Lutaram e continuam a lutar. É que houve muitos...