Snapdragon X Elite é 50% mais rápido que os Intel Core Ultra!?

A Qualcomm quer dar o salto! Ou seja, quer deixar de ser uma empresa apenas e só focada no mundo mobile (smartphones e tablets), para começar a fazer das suas em todo o mundo da computação. Isto significa começar a conquistar alguma quota de mercado no mundo dos computadores, onde quem domina é a Intel.

Sendo exatamente por isso que a Qualcomm anda a tentar provar que tem algumas cartas debaixo da manga. Cartas com muita performance escondida!

Snapdragon X Elite é 50% mais rápido que os Intel Core Ultra!?

jogos Windows no Snapdragon

Portanto, a Qualcomm decidiu partilhar ainda mais números de desempenho dos seus futuros CPUs Snapdragon X Elite para PC, que agora demonstram ser mais de 50% mais rápidos comparativamente aos chips Core Ultra mais rápidos que a Intel tem para oferecer. Isto pelo menos nos testes de referência do Geekbench 6.

Aliás, o segredo não está apenas e só na performance, está também na eficiência energética. Ou seja, a Qualcomm afirma maior performance, com um gasto inferior de energia.

- Advertisement -

Mais concretamente, a Qualcomm decidiu meter o seu Snapdragon X Elite contra os mais recentes processdaores Core Ultra “Meteor Lake” da Intel. Algo interessante, visto que no passado já tínhamos visto comparações contra o Apple M2, e processadores Raptor Lake da Intel. A Qualcomm está tão confiante, que decidiu atualizar o comparativo!

Esta comparação foi feita através de um portátil de teste, que foi posto contra um ASUS Zenbook 14 OLED (Intel Core Ultra 7 155H) e ainda um ASUS ROG Zephyrus M16 (Intel Core 9 185H), dois dos melhores e mais poderosos que processadores que a Intel tem para oferecer no mundo mobile.

 

Resultados:

  • Snapdragon X Elite vs Core Ultra 9 185H (Single Thread): +51% (~15W vs 30W)
  • Snapdragon X Elite vs Core Ultra 7 155H (Single Thread): +54% (~12W vs 20W)
  • Snapdragon X Elite vs Core Ultra 9 185H (Multi Thread): +41% (~40W vs 80W)
  • Snapdragon X Elite vs Core Ultra 7 155H (Multi Thread): +52% (~40W vs 60W)

No lado do GPU também existem surpresas, visto que já vimos uma demo do X Elite a correr Baldur’s Gate 3 a 30 FPS (1080p). Um nível de performance que iguala o Ryzen 8 7940HS, um dos APUs mais poderosos que a AMD tem para oferecer para portáteis ou consolas portáteis.

Aqui vale também a pena salientar que a Qualcomm promete um SoC mais barato face aos processadores que a Intel e AMD têm para oferecer. Ou seja, se todas estas promessas forem cumpridas, podemos estar perante uma incrível transformação do mercado de portáteis, e mais à frente de computadores desktop!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.