Snapdragon 888 Lite: poderoso mas deixa algo pelo caminho!

A Qualcomm já lançou tantos processadores que por vezes é complicado acompanharmos tudo o que vai sendo lançado. No entanto, as coisas até estão bem organizadas por gamas. Assim e de uma ordem de potência menor para maior, temos o Snapdragon 400, Snapdragon 600, Snapdragon 700 e o Snapdragon 800. Neste momento o chipset mais poderoso é o Snapdragon 888, sendo que em breve deve chegar outra variante ao mercado conhecida por Snapdragon 888 Lite.

Snapdragon 888 Lite: poderoso mas deixa algo pelo caminho!

De acordo com Roland Quandt do site Winfuture.de, a Qualcomm está a desenvolver uma versão menos poderosa do Snapdragon 888. Este chipset terá o número de série SM8325 e apresenta uma grande diferença face ao modelo principal. É que não vamos poder contar com um modem 5G integrado. Daí a terminologia Lite.

Snapdragon 888 Lite

O Snapdragon 888 foi lançado como o primeiro chipset Snapdragon 800 da Qualcomm com um modem 5G integrado. Lembro que os processadores mais antigos, como o Snapdragon 855, o Snapdragon 855+, o Snapdragon 865 e o Snapdragon 865+ tinham um modem 5G separado. Por tudo isto, é estranho este regresso ao passado. No entanto pode haver uma boa razão para isso.

O lançamento de uma versão sem modem 5G integrado vai permitir poupar custos. Para além disso, pode ser ideal para mercados onde esta nova tecnologia ainda não está tão disseminada. O resultado disto tudo são smartphones 4G mais baratos.

Entretanto esta não é a única novidade. Segundo um leak que anda a circular no Telegram, o próximo update deste processador será muito significativo. Falo em concreto do Snapdragon 775 e que aposta num processo de fabrico de 5nm.

Snapdragon 775: chipset gama-média que pode ser topo-de-gama!

O responsável por este leak é alguém que dá pelo nome de XiaomiUI. Entretanto ele afirma também que como acontece com o 765, o Snadragon 775 estará disponível em duas variantes. Uma normal e outra 5G. Entretanto o design do CPU vai passar do Kryo 475 para outro chamado Kryo 6xx. O mesmo acontece também com a placa gráfica. Suporta RAM  LPDDR5 a 3200mHz, um grande salto face à LPDDR5 a 2400mHz. Ao nível das câmaras o processador de sinal passa do Spectra 355 para o 570. Permite a utilização de três sensores de 28 megapixéis ao mesmo tempo. Entretanto suporta ecrãs 4K.

Snapdragon 888 Lite

Este hardware vai tornar o Snapdragon 775 fabricado com tecnologia de 5 nanómetros tão poderoso como o 870 que é criado com tecnologia de 7nm. De facto, até pode ser melhor ao nível da velocidade de memória e no desempenho multi-câmaras. No entanto, ainda fica longe do Snapdragon 888. Ainda assim terá uma excelente relação qualidade-preço.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também