Snapdragon 888 Lite: poderoso mas deixa algo pelo caminho!

A Qualcomm já lançou tantos processadores que por vezes é complicado acompanharmos tudo o que vai sendo lançado. No entanto, as coisas até estão bem organizadas por gamas. Assim e de uma ordem de potência menor para maior, temos o Snapdragon 400, Snapdragon 600, Snapdragon 700 e o Snapdragon 800. Neste momento o chipset mais poderoso é o Snapdragon 888, sendo que em breve deve chegar outra variante ao mercado conhecida por Snapdragon 888 Lite.

Snapdragon 888 Lite: poderoso mas deixa algo pelo caminho!

De acordo com Roland Quandt do site Winfuture.de, a Qualcomm está a desenvolver uma versão menos poderosa do Snapdragon 888. Este chipset terá o número de série SM8325 e apresenta uma grande diferença face ao modelo principal. É que não vamos poder contar com um modem 5G integrado. Daí a terminologia Lite.

Snapdragon 888 Lite

O Snapdragon 888 foi lançado como o primeiro chipset Snapdragon 800 da Qualcomm com um modem 5G integrado. Lembro que os processadores mais antigos, como o Snapdragon 855, o Snapdragon 855+, o Snapdragon 865 e o Snapdragon 865+ tinham um modem 5G separado. Por tudo isto, é estranho este regresso ao passado. No entanto pode haver uma boa razão para isso.

O lançamento de uma versão sem modem 5G integrado vai permitir poupar custos. Para além disso, pode ser ideal para mercados onde esta nova tecnologia ainda não está tão disseminada. O resultado disto tudo são smartphones 4G mais baratos.

Entretanto esta não é a única novidade. Segundo um leak que anda a circular no Telegram, o próximo update deste processador será muito significativo. Falo em concreto do Snapdragon 775 e que aposta num processo de fabrico de 5nm.

Snapdragon 775: chipset gama-média que pode ser topo-de-gama!

O responsável por este leak é alguém que dá pelo nome de XiaomiUI. Entretanto ele afirma também que como acontece com o 765, o Snadragon 775 estará disponível em duas variantes. Uma normal e outra 5G. Entretanto o design do CPU vai passar do Kryo 475 para outro chamado Kryo 6xx. O mesmo acontece também com a placa gráfica. Suporta RAM  LPDDR5 a 3200mHz, um grande salto face à LPDDR5 a 2400mHz. Ao nível das câmaras o processador de sinal passa do Spectra 355 para o 570. Permite a utilização de três sensores de 28 megapixéis ao mesmo tempo. Entretanto suporta ecrãs 4K.

Snapdragon 775

Este hardware vai tornar o Snapdragon 775 fabricado com tecnologia de 5 nanómetros tão poderoso como o 870 que é criado com tecnologia de 7nm. De facto, até pode ser melhor ao nível da velocidade de memória e no desempenho multi-câmaras. No entanto, ainda fica longe do Snapdragon 888. Ainda assim terá uma excelente relação qualidade-preço.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!