Snapdragon 8 Gen 1: o rei dos chipsets que dá vida ao S22!

A Qualcomm acaba de apresentar ao mundo o novo chipset Snapdragon 8 Gen 1. Os rumores foram muitos nos últimos tempos e agora finalmente temos todas as confirmações. O que realmente se verificou e aquilo que não passou de fumo sem fogo. Este é o processador que vai dar vida à próxima gama Galaxy S22 e é realmente uma bomba.

Snapdragon 8 Gen 1: o rei dos chipsets que dá vida ao S22!

Durante algum tempo este processador foi conhecido como Snapdragon 898. No entanto, passou por uma mudança de nome, uma vez que a Qualcomm quis significar as coisas.

Vamos olhar resumidamente para tudo o que tem o novo chipset:

Snapdragon 8 Gen 1

Logo à partida temos núcleos Cortex-X2 com uma velocidade até 3GHz. Temos também uma gráfica 30% mais rápida e menos 25% de consumo de energia. Em termos de conectividade tem o primeiro modem X65 5G a atingir as velocidade de download de 10 Gigabit.

Entretanto a nova aposta tem o primeiro processador de imagem de 18-bit e garante uma captura de vídeo 8K HDR 10+.

Para além desta novidade este chipset assegura a captura de imagens, mesmo com pouca luz, ao capturar 30 imagens e juntando as melhores partes numa só.

Ao mesmo tempo, o novo processador também garante que temos um desbloqueio mais rápido.

Mas de que forma o novo processador da Qualcomm se compara com o Apple A14?

A Qualcomm não esteve para brincadeiras e garante uma conetividade 5G avançada e outras funcionalidades que a Apple ainda terá de implementar quando o A16 chegar ao iPhone 14 em 2022. O novo chip da gigante da maçã também será fabricado com a tecnologia de 4nm.

Snapdragon 8 Gen 1

Entretanto e para além do Galaxy S22 este novo chip vai chegar aos smartphones de outros fabricantes. Falo em concreto do Black Shark, Honor, iQOO, Motorola, Nubia, OnePlus, OPPO, Realme, Redmi, SHARP, Sony, vivo, Xiaomi e ZTE.
Uma coisa é certa, o novo chipset é uma bomba. Agora resta saber quem será o primeiro fabricante a estreá-lo. Ao contrário do que é habitual um leakster revelou que o Xiaomi 12 não será o primeiro smartphone a chegar com o Snapdragon 8 Gen1.

Xiaomi 12 pode não ser o primeiro com Snapdragon 8 Gen1!

Snapdragon 8 Gen 1

Mas vamos por partes. Na rede social Weibo apareceu um documento interno da Xiaomi que fala de uma conferência de imprensa a 28 de Dezembro e do lançamento do Xiaomi 12 e Xiaomi 12X. Entretanto o leakster Digital Chat Station também já tinha revelado o mesmo. Dito isto, há a possibilidade de o lançamento ser mesmo no final de Dezembro. Assim isto significa que o Moto Edge X pode chegar primeiro! Assim pode ser a Motorola a disponibilizar no mercado o primeiro smartphone com o chipset Snapdragon 8 Gen1.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!