Snapdragon 775: chipset gama-média que pode ser topo-de-gama!

Embora normalmente sejam os chipsets topo de gama a terem as principais honras de destaque, a Qualcomm tem também excelentes processadores gama-média. Exemplo disso, é o Snapdragon 765. É muito equilibrado e garante smartphones com um bom desempenho. Isto porque vai buscar muitas funcionalidades da gama 800. Agora e segundo um leak que anda a circular no Telegram, o próximo update deste processador será muito significativo. Falo em concreto do Snapdragon 775 e que aposta num processo de fabrico de 5nm.

Snapdragon 775: chipset gama-média que pode ser topo-de-gama!

O responsável por este leak é alguém que dá pelo nome de XiaomiUI. Entretanto ele afirma também que como acontece com o 765, o Snadragon 775 estará disponível em duas variantes. Uma normal e outra 5G. Entretanto o design do CPU vai passar do Kryo 475 para outro chamado Kryo 6xx. O mesmo acontece também com a placa gráfica. Suporta RAM  LPDDR5 a 3200mHz, um grande salto face à LPDDR5 a 2400mHz. Ao nível das câmaras o processador de sinal passa do Spectra 355 para o 570. Permite a utilização de três sensores de 28 megapixéis ao mesmo tempo. Entretanto suporta ecrãs 4K.

Snapdragon 775

Este hardware vai tornar o Snapdragon 775 fabricado com tecnologia de 5 nanómetros tão poderoso como o 870 que é criado com tecnologia de 7nm. De facto, até pode ser melhor ao nível da velocidade de memória e no desempenho multi-câmaras. No entanto, ainda fica longe do Snapdragon 888. Ainda assim terá uma excelente relação qualidade-preço.

Esta novidade chega numa altura em que apesar da performance dos mais recentes processadores Qualcomm Snapdragon, como o SD 865, SD 865+ e mais recentemente o novo SD 888, parece que a gigante dos processadores mobile foi incapaz de manter o seu domínio na China.

Portanto, a quota de mercado da Qualcomm no gigantesco mercado Chinês caiu a bom cair, durante o ano de 2020. O que muito curiosamente se deve a tudo o que aconteceu à Huawei nos últimos anos. Ou seja, a Qualcomm é apenas mais uma vítima das sanções impostas à Huawei pela administração de Donald Trump. Pode ler mais sobre isto aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também