Snapdragon 710 vs 660 vs Helio P60: Guerra dos gama-média


Por em

Ao lançar o Snapdragon 710, a Qualcomm apresentou ao mundo uma nova série de chipsets para dispositivos móveis que vêm colmatar uma lacuna entre os Snapdragon 8xx e os mais modestos Snapdragon 6xx.

Snapdragon 710

Snapdragon 710 vs 660 vs Helio P60: Quem ganha?

Na prática, é um chipset especialmente orientado para equipamentos de gama média alta. Oferece um elevado desempenho, apesar do seu preço não ser tão caro quanto os outros. Nas próximas linhas vamos comparar o novo Snapdragon 710 com o Snapdragon 660, que é um dos melhores processadores de gama média. A isto juntamos o Helio P60, o melhor chipset MediaTek de 2018.

Processador

Em termos de desempenho do processador, o Snapdragon 710 é muito melhor do que os outros dois chipsets. Segundo a Qualcomm, disponibiliza um desempenho 20% mais rápido comparativamente ao Snapdragon 660. Mais especificamente é 20% melhor a nível geral, 25% mais rápido na navegação Web e 15% mais rápido a lançar aplicações. Neste momento, o Snapdragon 660, pelo menos no papel, disponibiliza um desempenho superior comparativamente ao Helio P60 devido aos seus núcleos mais poderosos. Além disso cada um destes chipsets é perfeito para uso diário e até mesmo para jogos.

Neste campo o melhor é sem dúvida o novo Snapdragon 710.

Placa Gráfica

O Snapdragon 710 possui um placa gráfica Adreno 616 que pode alcançar um desempenho gráfico 35% superior ao do Adreno 512 encontrado no Snapdragon 660. Deste modo, este SoC é muito melhor não apenas para o desempenho geral, mas também para jogos. O MediaTek Helio P60 tem uma MP3 Mali G72 que é a pior entre as três unidades de processamento gráfico presente nestes chipsets.

Eficiência

Quando se trata de eficiência, o Snapdragon 710 também ganha o desafio. Foi desenvolvido com um processo de produção de 10 nm e tem seis núcleos com subclasses de 1,7 GHz. Isto, por si só, significa muita eficiência. O Snapdragon 710 é 40% mais eficiente que o SD660. Especialmente na reprodução e jogos de vídeo 4K e 20% em streaming de vídeo.

Já o MediaTek Helio P60 conquista o segundo lugar com o seu processo de produção de 12 nm. Mas importa salientar que apenas os dois chipsets Snapdragon integram a tecnologia Quick Charge 4. Em suma, é a tecnologia de carregamento rápido mais rápida. No entanto, o Helio P60 tem a Pump Express (provavelmente a versão 4.0), que também é bastante rápida a carregar.

Inteligência artificial

A inteligência artificial está presente em cada um destes chipsets. Todos eles têm módulos dedicados para IA. Na prática, são úteis para o reconhecimento facial, detecção de cenas, aceleração de realidade aumentada, efeitos de bokeh e muito mais. No entanto, a Qualcomm afirmou que o novo Snapdragon 710 garante um desempenho melhor ao nível da IA do que com o Snapdragon 660.

Conectividade

A conectividade é outro aspeto muito importante no smartphone. Porque trocado por miúdos estamos a falar do modem que define a velocidade de ligação.  O Snapdragon 710 possui o modem mais rápido, que pode atingir uma velocidade de download de 800 Mbps. Já o Qualcomm Snapdragon 660 atinge uma velocidade máxima de download de 600 Mbps, enquanto o Helio P60 fica pelos 300 Mbps. Finalmente, todos eles apresentam uma velocidade máxima de upload de 150 Mbps. O Bluetooth 5.0 é outra vantagem do Snapdragon 710.

Componentes suportados

Mas o Snapdragon 710 é o único SoC que pode suportar todos os componentes de topo num smartphone. Assim, pode suportar ecrãs Quad HD +, câmeras simples com 32 MP ou duplas com sensores de 20. O Snapdragon 660 e o Helio P60 suportam uma resolução máxima de 1080p. Mas o Helio P60 pode suportar câmaras mais sofisticadas do que o SD660 e atinge o mesmo nível do SD710 quando se trata de câmaras.

Em suma, os três chipsets são bastante poderosos para um smartphone de gama média. O SD710 definitivamente tem vantagens em relação aos outros dois em termos de CPU, GPU e conectividade. No entanto, os novos chipsets da Qualcomm costumam ser muito caros. Assim, por enquanto, será natural que o SD660 e o Helio P60 continuem a ser mais vistos nos equipamentos de gama média.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

NVIDIA SHIELD recebe Android Oreo!

Moto Z3 Play chega a 6 de Junho: Eis os rumores

Seguinte