Sexta-feira, Dezembro 8, 2023

É assim que os smartwatches da Samsung medem o stress!

spot_img

Além de o ajudar a manter-se ligado e a acompanhar os seus objetivos de fitness, o Samsung Galaxy Watch pode medir os seus níveis de stress com os seus sensores e algoritmos avançados. Mas afinal como é que os smartwatches da Samsung conseguem medir o stress?

É assim que os smartwatches da Samsung medem o stress!

Uma das capacidades mais intrigantes dos wearables e smartwatches de fitness é a sua capacidade de medir os níveis de stress. Embora os mecanismos exatos possam variar de uma marca para outra, a maioria dos smartwatches, incluindo os da Samsung, utiliza sensores incorporados para monitorizar dados fisiológicos, como a variabilidade da frequência cardíaca, a condutância da pele e os níveis de oxigénio no sangue.

smartwatches da Samsung stress

Estas medições são depois analisadas e combinadas com algoritmos inteligentes. Estes tomam os seus dados gerais de saúde, como a idade, altura, peso e outros dados de base individuais, para fornecer uma estimativa dos níveis de stress do utilizador. Assim, os smartwatches podem oferecer informações e alertas valiosos, levando os utilizadores a participar em actividades de redução do stress quando necessário.

Ritmo cardíaco

Todos os modelos do Samsung Galaxy Watch incluem um monitor ótico do ritmo cardíaco que monitoriza continuamente o pulso. Este sensor utiliza infravermelhos e luzes LED para medir as alterações no volume de sangue.

O stress leva frequentemente a uma elevação do ritmo cardíaco. O Samsung Galaxy Watch pode registar variações no ritmo cardíaco, também conhecidas como variabilidade do ritmo cardíaco (VFC), o que é vital para medir com precisão os níveis de stress.

smartwatches da Samsung stress

O Samsung Galaxy Watch oferece três formas práticas de medir o ritmo cardíaco. Também pode ativar a funcionalidade de monitorização contínua do ritmo cardíaco no seu wearable, que fornece uma visão holística dos seus padrões de ritmo cardíaco durante um período prolongado.

Em alternativa, se preferir leituras periódicas do ritmo cardíaco, pode definir o Galaxy Watch para medir o seu ritmo cardíaco a cada dez minutos enquanto está parado. Também pode definir uma leitura manual do ritmo cardíaco.

Sensores EDA

O Galaxy Watch também inclui um sensor de atividade electrodérmica (EDA). Este mede a condutância eléctrica da pele, que se altera quando uma pessoa está sob stress.

Assim detecta pequenas respostas eléctricas produzidas pelas glândulas sudoríparas écrinas, aplicando uma tensão baixa, indetetável e constante à pele. Isto fornece informações sobre os níveis de stress do utilizador. Esta tecnologia ajuda a compreender melhor o stress e o seu impacto no corpo.

Galaxy Watch

Os smartwatches com sensores EDA têm normalmente áreas metálicas ou condutoras na parte inferior que entram em contacto com a pele. Estas áreas servem de eléctrodos para medir a condutância eléctrica da pele. Isto é frequentemente efectuado através de uma combinação de medições de alta e baixa frequência.

O sensor EDA recolhe e analisa estes dados durante um determinado período, captando as flutuações que podem indicar stress ou excitação emocional. Com base na análise dos dados EDA, o Galaxy Watch pode fornecer uma indicação dos níveis de stress.

Padrões de sono

Sabe-se que a má qualidade do sono ou o sono insuficiente contribuem para o aumento dos níveis de stress. Como referimos anteriormente, os modelos do Samsung Galaxy Watch monitorizam continuamente a variabilidade do ritmo cardíaco. Assim é influenciada pelo sistema nervoso autónomo e pode indicar níveis de stress.

wearables carregador

Um Samsung Galaxy Watch pode utilizar o seu acelerómetro para detetar quando está a dormir com base nos padrões de movimento. Esta informação, combinada com os dados dos sensores de frequência cardíaca e SpO2 que ajudam a monitorizar os níveis de saturação de oxigénio, juntamente com a capacidade de deteção de ressonar, pode monitorizar a duração do sono, as fases do sono e os distúrbios. Utilizando estas medições, o Galaxy Watch pode identificar factores de stress relacionados com o sono.

Como pode ver, os smartwatches da Samsung dependem de sensores e algoritmos para medições precisas e visualização de dados, permitindo-lhe dar prioridade ao seu bem-estar mental ao mesmo tempo que medem o stress.

Embora não substitua a orientação profissional, a funcionalidade de medição do stress num Samsung Galaxy Watch pode ser um companheiro útil para a maioria de nós que procura compreender e gerir melhor os seus níveis de stress.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Globaldata

Leia também

Outras notícias