Como o seu smartwatch pode partilhar um PIN com hackers

Os smartwatches são vistos como seguros e mantêm-se longe das principais notícias sobre vulnerabilidades, mas a postura poderá ter de ser repensada, após investigadores descobrirem um modo de levar um smartwatch a revelar um PIN de multibanco, ou qualquer outro código, na verdade.

Um smartwatch por si só é inofensivo, mas peritos de segurança da universidade de Binghamton, Nova Iorque, conseguiram criar um algoritmo que recolhe e analisa a informação gerada pelos diversos sensores do dispositivo.

O resultado é uma análise bastante exacta dos movimentos e distâncias percorridas por um pulso enquanto marca um código numa máquina multibanco. Os códigos PIN foram assim adivinhados à primeira em 80% das tentativas.

Os resultados foram obtidos através da análise de 5,000 movimentos sobre painéis de multibanco, terminais destacáveis e teclados QWERTY, com três modelos diferentes de relógios.

Claro está que a maioria das pessoas não insere os códigos com o pulso do relógio, mas nos momentos em que pensar fazê-lo será preciso pensar duas vezes. Mesmo que os investigadores não conheçam casos deste tipo de roubo de códigos bancários ou de outro tipo, a janela claramente existe.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário