Smartphones todos anos já não faz sentido!

Apesar de não ser verdade para todas as fabricantes, é inegável que o mundo dos smartphones está cada vez mais preso em uma tendência de lançar a mesma coisa vezes sem conta, por vezes a preços demasiado altos para os bolsos dos consumidores.

Temos o exemplo daquilo que aconteceu com o iPhone 16, e agora também temos o exemplo do que está a acontecer com os novos Galaxy S25. Isto é muito interessante, porque tudo se deriva do facto de os consumidores estarem cada vez mais informados, e por isso mesmo, cada vez mais exigentes com os produtos que escolhem ter na sua mão.

Já não é possível vender o mesmo produto ano após ano, com algumas melhorias à mistura. Por isso, ou o mercado começa a apostar mais no desenvolvimento de novas tecnologias e funcionalidades, ou então, os lançamentos anuais têm de deixar de ser uma realidade.

Smartphones todos anos já não faz sentido!

não troque de telemóvel sem necessidade! faça antes isto!

Portanto, caso não saiba, esta atual estratégia de lançamentos anuais já não é pensada para que você troque de smartphone todos os anos. Aliás, nem sequer é pensada para quem quer trocar de 2 em 2 anos. A ideia é ter algo pronto para oferecer a um consumidor que queira trocar ao fim de 3 ou mais anos.

Um sistema que tem vindo a funcionar até aqui, porque apesar de melhorias cada vez mais leves ao longo dos anos, sempre foi inegável que o produto mais recente, é o produto mais poderoso, mais eficiente, e por isso mais desejável. Isto já não é sempre verdade.

Por exemplo, com o Galaxy S25 Ultra a chegar a 1499€ ao mercado Português, isto com mudanças muito ligeiras no campo das especificações técnicas e design, onde temos ainda de ter em conta a perda do Bluetooth na S-Pen… É discutível dizer que o significativamente mais barato Galaxy S24 Ultra é agora uma alternativa mais interessante. Especialmente quando o seu preço caiu para os 800€ em Portugal.

Estamos a falar de um desconto de quase 50%, para aquilo que é, fora algumas curvaturas no chassis, o mesmo exato smartphone.

Já há quem tenha adotado esta ideologia!

Caso não tenha percebido, a Nothing decidiu não lançar um novo smartphone topo de gama em 2024. O Phone (3) vai aparecer apenas neste novo ano de 2025, possivelmente até em mais do que uma única versão.

A fabricante assumiu que não tinha novidades suficientemente excitantes para lançar um novo aparelho, e como tal, decidiu esperar.

Mas, esta forma de fazer as coisas não serve para toda a gente!

A Samsung, Apple, etc… Não lançam smartphones todos os anos porque lhes apetece. Fazem-no porque a coisa se vende, e não é pouco.

Ao optar por esta estratégia de lançamento bianual, pode acontecer existir um consumidor que quer mudar de smartphone a meio do “ciclo”, ou seja, no final do primeiro ano, para apenas ficar na dúvida se deve esperar pelo novo modelo, ou então, optar por uma outra qualquer alternativa de uma marca rival.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...