Smartphones Samsung vão abandonar o Android por outro sistema!

A Samsung pode ser uma das primeiras empresas a abandonar o sistema operativo Android e a apostar numa alternativa. A plataforma escolhida para dar vida aos smartphones desta marca é o Fuchsia, um sistema operativo em que a Google tem vindo a trabalhar desde 2016. Ao contrário do Android, o Fuchsia OS não foi desenvolvido apenas para smartphones e tablets. De facto, vai funcionar com vários produtos. Curiosamente é a mesma abordagem que a Huawei pensou para o Harmony. Entretanto há um pormenor muito interessante. Será muito mais fácil de atualizar e não será necessário estar-se à espera da intervenção dos fabricantes dos equipamentos. É quase como se existir uma atualização global e recorrente para todos os dispositivos ao mesmo tempo.

Smartphones Samsung vão abandonar o Android por outro sistema!

No último ano a Google abriu o Fuchsia às contribuições públicas e passado pouco tempo a Samsung resolveu ajudar. A empresa adicionou já algum código ao sistema de armazenamento a que chamaram “Flash-Friendly File System” que se abrevia em “F2FS.”. É um sistema de ficheiros open source desenvolvida pela Samsung para o armazenamento flash que aparentemente é mais rápido que o sistema de ficheiros ext4 utilizado por muitos dispositivos Android.

Samsung abandonar Android

Nessa altura, o envolvimento da Samsung no Fuchsia OS não era muito claro, mas o leakster Ice Universe revelou agora que os futuros smartphones da Samsung vão apostar nesta plataforma. E claro se a Google decidir substituir o Android pelo novo sistema, os equipamentos da Samsung serão os primeiros a tê-lo. Escusado será dizer que a eles se juntam os outros.

Samsung abandonar Android

Ainda não sabemos quando é que o Fuchsia estará pronto. No entanto, a espera pode não ser longa. É que uma listagem bluetooth recente mostrou o Nest Hub a correr o Fuchsia 1.0. Ainda assim, pode levar algum tempo até ao lançamento da versão comercial. Isto porque a Google vai querer que todos os fabricantes experimentem primeiro o novo sistema operativo.

Uma vez que o Android 12 ainda vai ocupar grande parte da próxima conferência Google I/O 2021, não esperamos que haja um update sobre o Fuchsia durante o evento.

Entretanto se quer saber mais já tinhamos escrito sobre este sistema operativo aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

A Steam Deck vai dar mais performance ao PC, PS5 e Xbox!

A Steam Deck está prestes a chegar ao mercado! Bem... Mais ou menos, a consola portátil da Valve vai obviamente sofrer com falta de...

Microsoft Surface Go 3: Um tablet amigo da carteira?

Ontem foi o dia da Microsoft anunciar a sua gama de produtos Surface, onde, curiosamente, um dos que mais brilhou, foi também um dos...

O Galaxy S22 Ultra vai ser o verdadeiro sucessor ao Note!

Nos últimos meses, temos andado no meio de uma autêntica 'dança', em que tanto temos notícias a afirmar que a gama Note acabou para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!