Vamos ser completamente honestos? Se excluirmos o design exterior, e suíte de software instalada, todos os smartphones são basicamente a mesma exata “coisa”! Ao serem baseados no mesmo exato SoC, na mesma quantidade de memória RAM, e claro, mesmo exato armazenamento interno.
Sendo exatamente por isso que muitas fabricantes começaram a apostar forte e feio na capacidade fotográfica dos seus topos de gama, de forma a conseguirem separar-se das muitas rivais.
Contudo, isto também tem lados negativos, como é o tamanho e grossura dos módulos de câmera traseiros. O iPhone 14 Pro/Pro Max são perfeitos exemplos disto, ao contarem com um módulo que apesar de poderoso, parece apenas e só estranho, e um bocado montado “à sorte” no corpo do smartphone.
Mas calma! Existe uma solução à vista, graças a uma inovação da LG.
Smartphones: Odeia a grossura das atuais câmeras? Calma!
Portanto, a cada nova geração de smartphones, parece que o módulo de câmeras fica maior e mais gordo. O que claro está, é bom por um lado, visto que significa uma aposta tecnológica significativa das fabricantes, mas é também mau, porque esteticamente… É horrível.
Afinal de contas, para ter ideia do caminho atual, ao que tudo indica, no próximo ano vamos ver um iPhone 15 Ultra com zoom periscópico. O que claro está, significa que o módulo vai aumentar ainda mais de tamanho e grossura. Ainda mais? Não pode ser! Por isso, a LG anda a desenvolver uma solução para o problema, que deverá ajudar a diminuir o tamanho físico de cada sensor dentro do corpo de um smartphone.
Curiosamente, é uma solução que não está assim tão distante quanto isso, visto que a LG já está a trabalhar de forma próxima com a Qualcomm, de forma a implementar a tecnologia na nova geração de topos de gama Android de 2023, por sua vez baseados no Snapdragon 8 Gen2. Contudo, ainda não sabemos que modelos poderão receber o módulo no imediato. A Samsung não deverá ser, que tem os seus próprios sensores, a Xiaomi também já anunciou o seu novo topo de gama com sensores Sony… Será a Oppo? Ou a Vivo?
Mais concretamente, tudo indica que apesar do seu tamanho e grossura mais reduzido, esta câmera telefoto tem capacidades de zoom periscópico, sendo capaz de andar entre as 4x e 9x Zoom, ao mesmo tempo que também oferece estabilização ótica de imagem física. Como? Ao que tudo indica, o sensor é capaz de trocar de lente, de forma a também mudar a distância focal, e foco. Curiosamente, é um sensor rápido e durável, que até gasta menos bateria.
Entretanto, vamos ficar a saber mais na CES 2023, em Janeiro.