Inicio Android Smartphones Nokia estavam a enviar informações para a China

Smartphones Nokia estavam a enviar informações para a China

A HMD Global tem vindo a gerir a marca Nokia de forma impressionante desde que assumiu a empresa em dezembro de 2016. No entanto, agora surgiram nuvens no horizonte que se podem transformar rapidamente numa grande tempestade.

A China recebeu informações provenientes de um lote de smartphones da Nokia que chegaram à Europa

Uma informação que está a circular na Internet e que teve origem na estacão de rádio pública norueguesa NRK foram encontradas provas de que certos smartphones da Nokia transmitiam informações não encriptadas para a China. Supostamente, os dados no dispositivo, como localização por GPS, o número de série e até mesmo o número associado ao smartphone, estavam a ser transmitidos novamente para um servidor chinês.

a China

O servidor em questão no domínio “vnet.cn”, que é supostamente gerido pela operadora estatal China Telecom. Aparentemente, sempre que os smartphones Nokia 7 Plus são ligados, os dados são imediatamente transferidos para o servidor. Da mesma forma, basta ligar-se o ecrã ou desbloquear-se o dispositivo para dar origem ao mesmo processo.

Felizmente para os consumidores, esse problema estava presente apenas num único “lote” de unidades Nokia 7 Plus. Assim nem tudo foi para a China. 

Aparentemente, os smartphones estavam inicialmente destinados ao mercado chinês. No entanto, acabaram por chegar às mãos dos consumidores europeus. Para além disso, desde que o problema foi levantado, a HMD Global removeu os ficheiros infratores dos dispositivos.

a China

Como resultado deste aparente descuido, a HMD Global está a ser investigada pela agência de proteção de dados da Finlândia.

De facto a Nokia tem lançado dispositivos muito interessantes no mercado. O mais recente é o Nokia 9 PureView cuja principal aposta é na fotografia. No entanto há mais aperitivos. Temos o design, as especificações e claro está o mais recente sistema operativo Android.

O ecrã tem a dimensão de 5,99 polegadas. É OLED e possui resolução Quad HD+. Tem um leitor de impressões digitais integrado no ecrã e não está presente a afamada monocelha.

a China

Entretanto na parte inferior está uma porta USB-C e a saída para auscultores foi finalmente abandonada.

Este dispositivo tem classificação IP67 para proteção contra poeira e água. Aguenta a uma profundidade até um metro durante 30 minutos.

A HMD Global optou pelo processador Qualcomm Snapdragon 845. Este é o processador utilizado em muitos smartphones premium de 2018. Assim, seria de esperar que o Nokia 9 Pureview de 2019 viesse com o 855.

Finalmente sabemos as razões que levaram a HMD Global a apostar no Snapdragon 845 em vez do 855

A HMD Global já estava a trabalhar neste dispositivo há algum tempo. Como tal necessitava de escolher um processador. O Snapdragon 855 não estava pronto nessa altura e como tal o 845 foi a escolha lógica. A isto juntam-se 6GB de memória e 128GB de armazenamento.

Entretanto o Nokia 9 PureView vem com uma bateria de 3.320mAh. O dispositivo também suporta carregamento rápido, bem como carregamento sem fios.

O Nokia 9 PureView executa o Android 9 Pie e é um telefone Android One.

Como já tinhamos referido, o Nokia 9 PureView possui cinco câmaras na parte traseira. As cinco têm lentes Carl Zeiss e sensores de 12MP. Dois dos sensores capturam fotos coloridas, enquanto os outros três são monocromáticos e ajudam na profundidade, contraste e exposição.

a China

Todas as imagens capturadas com o Nokia 9 PureView são obtidas em HDR. Entretanto, o Nokia 9 cria imagens com exposição ajustável, mas também com vários graus de bokeh ajustável.

Entretanto e mostrando as opções de fotografia, vem pré-carregado com o Google Lens, o Google Fotos e o Adobe Lightroom.

Este dispositivo vai custar 599 euros e será vendido na Europa e na América do Norte. Exatamente quando, ninguém sabe.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...