Inicio Android Smartphones Nokia estavam a enviar informações para a China

Smartphones Nokia estavam a enviar informações para a China

A HMD Global tem vindo a gerir a marca Nokia de forma impressionante desde que assumiu a empresa em dezembro de 2016. No entanto, agora surgiram nuvens no horizonte que se podem transformar rapidamente numa grande tempestade.

A China recebeu informações provenientes de um lote de smartphones da Nokia que chegaram à Europa

Uma informação que está a circular na Internet e que teve origem na estacão de rádio pública norueguesa NRK foram encontradas provas de que certos smartphones da Nokia transmitiam informações não encriptadas para a China. Supostamente, os dados no dispositivo, como localização por GPS, o número de série e até mesmo o número associado ao smartphone, estavam a ser transmitidos novamente para um servidor chinês.

a China

O servidor em questão no domínio “vnet.cn”, que é supostamente gerido pela operadora estatal China Telecom. Aparentemente, sempre que os smartphones Nokia 7 Plus são ligados, os dados são imediatamente transferidos para o servidor. Da mesma forma, basta ligar-se o ecrã ou desbloquear-se o dispositivo para dar origem ao mesmo processo.

Felizmente para os consumidores, esse problema estava presente apenas num único “lote” de unidades Nokia 7 Plus. Assim nem tudo foi para a China. 

Aparentemente, os smartphones estavam inicialmente destinados ao mercado chinês. No entanto, acabaram por chegar às mãos dos consumidores europeus. Para além disso, desde que o problema foi levantado, a HMD Global removeu os ficheiros infratores dos dispositivos.

a China

Como resultado deste aparente descuido, a HMD Global está a ser investigada pela agência de proteção de dados da Finlândia.

De facto a Nokia tem lançado dispositivos muito interessantes no mercado. O mais recente é o Nokia 9 PureView cuja principal aposta é na fotografia. No entanto há mais aperitivos. Temos o design, as especificações e claro está o mais recente sistema operativo Android.

O ecrã tem a dimensão de 5,99 polegadas. É OLED e possui resolução Quad HD+. Tem um leitor de impressões digitais integrado no ecrã e não está presente a afamada monocelha.

a China

Entretanto na parte inferior está uma porta USB-C e a saída para auscultores foi finalmente abandonada.

Este dispositivo tem classificação IP67 para proteção contra poeira e água. Aguenta a uma profundidade até um metro durante 30 minutos.

A HMD Global optou pelo processador Qualcomm Snapdragon 845. Este é o processador utilizado em muitos smartphones premium de 2018. Assim, seria de esperar que o Nokia 9 Pureview de 2019 viesse com o 855.

Finalmente sabemos as razões que levaram a HMD Global a apostar no Snapdragon 845 em vez do 855

A HMD Global já estava a trabalhar neste dispositivo há algum tempo. Como tal necessitava de escolher um processador. O Snapdragon 855 não estava pronto nessa altura e como tal o 845 foi a escolha lógica. A isto juntam-se 6GB de memória e 128GB de armazenamento.

Entretanto o Nokia 9 PureView vem com uma bateria de 3.320mAh. O dispositivo também suporta carregamento rápido, bem como carregamento sem fios.

O Nokia 9 PureView executa o Android 9 Pie e é um telefone Android One.

Como já tinhamos referido, o Nokia 9 PureView possui cinco câmaras na parte traseira. As cinco têm lentes Carl Zeiss e sensores de 12MP. Dois dos sensores capturam fotos coloridas, enquanto os outros três são monocromáticos e ajudam na profundidade, contraste e exposição.

a China

Todas as imagens capturadas com o Nokia 9 PureView são obtidas em HDR. Entretanto, o Nokia 9 cria imagens com exposição ajustável, mas também com vários graus de bokeh ajustável.

Entretanto e mostrando as opções de fotografia, vem pré-carregado com o Google Lens, o Google Fotos e o Adobe Lightroom.

Este dispositivo vai custar 599 euros e será vendido na Europa e na América do Norte. Exatamente quando, ninguém sabe.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

(Especial/Opinião) iOS vs Android: Como está a rivalidade em 2020?

iOS vs Android em 2020: Eu passo o meu ano inteiro a saltar de review de smartphone Android em review de Smartphone Android, navegando...

Alerta Play Store: veja agora se tem alguma destas onze apps!

Parece mentira mas não é. Aplicações Android com mais de 250 milhões de downloads estão vulneráveis. Tudo devido a um falha de segurança grave...

Motorola: revelados os primeiros smartphones de 2021!

A Motorola vai começar 2021 a lançar mais dois smartphones amigos da carteira. Estes dispositivos têm, para já, os nomes de código Capri e...

Finalmente! Windows 10: problema no upgrade foi resolvido!

A Microsoft já está a disponibilizar uma atualização opcional que resolve um problema relacionado com os upgrades. O Windows 10 sempre ofereceu vários métodos...

Bomba! Se comprou um Galaxy S20 FE temos excelentes notícias!

A Samsung está realmente a dar tudo! É que para além de lançar excelentes equipamentos, tanto ao nível dos topos de gama, como dos...