Smartphones Nokia vão receber o Android 11 mais tarde!

Quando a HMD Global lançou os primeiros smartphones sob a marca Nokia os updates chegavam de uma forma bastante rápida. As coisas mantiveram-se assim durante vários anos. No entanto, com o crescimento dos modelos e a expansão da marca as coisas complicaram-se. Apesar disto, tentou-se mandar um ciclo simpático de updates só que não foi possível. Assim, esta empresa resolveu atrasar os updates do Android 11 para a maioria dos smartphones Nokia.

Smartphones Nokia vão receber o Android 11 mais tarde!

Inicialmente o Android 11 devia começar a chegar em Outubro do ano passado. Nessa altura, três equipamentos deveriam ser os primeiros a recebê-lo, com os restantes a terem direito na primeira metade de 2021. Ora tudo se começou a atrasar e nem havia grande necessidade disso. É que a HMD Global não altera muito as ROMs dos equipamentos. O Nokia 8.3 5G foi o primeiro dispositivo da empresa a obter o Android 11 e a atualização chegou em Fevereiro em vez de ser no quarto trimestre de 2020.

smartphones Nokia Android 11

Para tentar esclarecer tudo, a HMD Global publicou o roadmap para o Android 11, e reflete todos os atrasos. Dito isto, as atualizações para a maioria dos smartphones Nokia foram atrasadas um trimestre. Assim, o Nokia 6.2 via receber o Android 11 no terceiro trimestre de 2021, em vez de no segundo trimestre. Já o Nokia 5.2 deve recebê-lo no quarto trimestre de 2021.

A HMD não revelou as razões para os atrasos no entanto não é muito complicado percebermos o porquê. É que esta empresa não controla muito do hardware e software dos smartphones. Isto porque eles são feitos por muitos fabricantes externos, inclusivamente a Lenovo, OPPO e Xiaomi.

Seja como for, é bom saber que apesar de todos os atrasos estes equipamentos ainda terão direito ao update. Na prática o que as pessoas querem é o Android 11. Isto numa altura em que todos os fabricantes se estão a preparar para garantirem vários updates para os equipamentos. A Samsung já prometeu três anos de atualizações ao nível do sistema operativo e quatro anos de patches.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também