Smartphones: Estas são as tendências para 2026!

Se o ano de 2025 foi ameno, tudo indica que o ano de 2026 vai ser caos puro e duro. Afinal, depois da crise dos chips, consequência direta da pandemia de COVID-19, eis que temos agora uma outra crise… A da memória RAM.

Aliás, tudo indica que esta é apenas a primeira crise, porque também já se fala em problemas no stock de chips NAND Flash, que dão vida ao armazenamento super rápido que tanto gostamos de usar nos dias que correm.

Enfim, são coisas que vão meter um travão na evolução tecnológica, e vão também encarecer quase tudo. Aliás, é muito provável que para evitar subidas de preços, alguns smartphones apareçam no mercado limitados em várias características técnicas.

Ou seja, em vez de meter a segunda, várias fabricantes vão escolher meter a marcha-atrás, para evitar perder dinheiro.

Mas é o que é. É nas dificuldades que se descobre muita coisa.

Smartphones: Estas são as tendências para 2026!

Ainda assim, apesar de todos os problemas e ademais dificuldades, o ano de 2026 tem potencial para ser extremamente curioso para quem gosta de smartphones. isto porque as coisas estão lentamente a mudar, e como tal, vamos muito provavelmente ter lançamentos que podem transformar a indústria.

Existem aqui 3 ou 4 pontos que eu gostava de partilhar, e claro, questionar se concordam comigo.

1. A Samsung precisa de fazer mais e melhor. Caso contrário, 2026 pode vir a mudar o jogo.

s26, ultra, samsung

A Samsung é a rainha e senhora do mundo dos smartphones Android. Esta é a verdade absoluta. Eu critico muito a gigante Sul-Coreana, mas se há marca que sabe fazer smartphones, é inegavelmente a “Sammy”.

Mas, a Samsung também parece estar a ter uma “travadinha”, ao não querer fazer mais. Estamos a falar de uma empresa gigantesca, que faz tudo e mais alguma coisa. Aliás, sem Samsung, não existiriam nem metade dos smartphones que hoje em dia temos no mercado.

A gigante fornece chips, baterias, ecrãs, patentes… Enfim. Aliás, grande parte do sucesso da Apple, deve-se à Samsung. E isso é sempre curioso de se ler.

Porém, é também uma fabricante que anda estagnada. Curiosamente, a Samsung até tinha planos muito interessantes para 2026, com uma gama Galaxy S renovada (modelo Pro e Slim), e ao que tudo indica, algumas surpresas na gama Galaxy Z. Mas… Muitos desses planos foram riscados.

Os novos Galaxy S26 vão ser novamente mais do mesmo, e quanto aos Galaxy Z, bem… Temos de esperar para ver. Para o bem ou para o mal, os consumidores começam a ficar fartos desta forma de fazer as coisas.

É preciso mais, porque as rivais continuam a crescer, e o investimento nos mercados fora da China está cada vez maior. Quem se encosta à sombra da bananeira, corre o risco de perder tudo aquilo que batalhou para ter do seu lado. Ah… E não nos podemos esquecer dos investimentos da própria Google, que começa a ter smartphones Pixel realmente interessantes, e cada vez mais Premium.

2. Fabricantes Chinesas a apostar cada vez mais na Europa!

Se por um lado temos uma Samsung a dormir, no outro, temos fabricantes Chinesas a apostar tudo o que têm para lhe começar a pisar os calos.

Aqui temos obrigatoriamente de falar da Xiaomi, que vai ter lançamento incríveis em 2026, e também da OPPO, que caso não saibas, anda a investir como nunca no território Europeu. Aliás, até em Portugal, a OPPO foi buscar uma das antigas estrelas da HUAWEI, para comandar as apostas no lado da comunicação e marketing.

Se há investimento, é por alguma coisa vai acontecer. O lado Android da coisa pode tremer.

3. Os preços vão mesmo subir?

Mais ou menos.

As fabricantes Android têm um problema muito grave. Que claro, se chama iPhone.

iPhone

A Apple lançou a gama iPhone 17 em Setembro, e como sempre, tem componentes para todo o ciclo de produção. Por isso, a gigante Norte-Americana não precisa de subir preços nesta geração. Aliás, até dá jeito ficar como está, porque isto vai meter alguma pressão nas rivais Android.

Por isso, sim, é provável que existem alguns acertos de preço. Mas nunca acima dos 1500€ que a Apple pede pelo iPhone 17 Pro Max.

4. Dobráveis? Vai ou racha!

A Apple vai lançar o seu primeiro dobrável. Isto é quase certo que vai acontecer já no próximo ano.

Apple, Fold, Dobrável

Por isso, ou a coisa corre bem e o consumidor começa a olhar para este tipo de aparelho. Ou é o fim. Se um iPhone dobrável não vender, e acredito que vai ser difícil vender aos preços que têm vindo a aparecer. Mais vale arrumar a trouxa e ir para casa. É muito provavelmente o fim do formato, a não ser que permaneça um nicho para todo o sempre.

Conclusão

Não se esperam revoluções, mas vamos ter coisas muito interessantes a acontecer no próximo ano.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também