Smartphones com 4GB de RAM em 2023? Não!

Caso ainda não tenha percebido, o encarecimento dos smartphones, especialmente na gama média, não está apenas e só no preço! Está também no ‘corte’ de algumas funcionalidades, e especificações técnicas críticas. Onde claro está, temos de salientar a memória RAM.

É que muitas fabricantes estão agora a tirar partido das tecnologias de ‘expansão’ de memória RAM, através do armazenamento interno, para tentar vender smartphones com quantidades de memória que fazem muito pouco sentido em 2023.

Estamos a ver isto em lançamentos que outrora seriam muito interessantes, ao serem extremamente focados na qualidade/preço. Mas… 4GB de memória RAM, num smartphone a custar 200~300€, em 2023? Isto faz sentido? Vamos por partes!

Smartphones com 4GB de RAM em 2023? Não!

smartphones

Portanto, sim, é verdade que 4GB de memória RAM ainda é suficiente para a grande maioria dos utilizadores. Para navegar na Internet, enviar/receber e-mails, utilizar a grande maioria das apps mais populares do mercado, a coisa até vai funcionar bem.

- Advertisement -

Porém, vai ter problemas em apps mais exigente, e vai também ter pouco daquilo que eu gosto de chamar “future proof“. Ou seja, é um smartphone que assim que sai da caixa, tem os dias contados. Visto que até as apps mais simples que já mencionei, vão ficar mais pesadas ao longo das semanas, meses, anos, e por isso mesmo, vai sentir o seu smartphone a ficar progressivamente mais lento, à medida que o tempo passa.

Quando compra um smartphone, este tem de durar quanto tempo? Se a resposta for 2 ou 3 anos, bem, 4GB de RAM é risível. Por isso, nada melhor que votar com a nossa carteira! Tem 4GB de RAM? Não compre! A não ser que estejamos a falar de um smartphone pensado para ser super barato, para um utilizador pouco exigente. Para esses casos ainda faz sentido.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.