Smartphones: a bateria é cada vez menos importante. Porquê?

Durante anos, muitos utilizadores ansiavam por smartphones com baterias gigantes. Assim queriam dispositivos que durassem dias sem necessidade de carregamento. No entanto, essa preocupação tem vindo a perder relevância. Com os avanços no carregamento rápido e na disponibilidade de energia portátil, o tamanho da bateria já não tem o mesmo peso que tinha há alguns anos. De facto, no caso dos smartphones a bateria é cada vez menos importante.

Smartphones: a bateria é cada vez menos importante. Porquê?

Os smartphones carregam muito mais depressa

Carregar um telemóvel costumava ser uma tarefa demorada. Hoje, porém, em apenas 30 minutos é possível obter carga suficiente para um dia inteiro de utilização. Modelos recentes oferecem carregamento a 68 watts. É tempo suficiente para recuperar carga durante um banho.

Mesmo modelos mais lentos com carregamento a 25 watts, garantem desempenho mais do que aceitável. Com o equipamento certo, como cabos e carregadores rápidos, é fácil manter o telemóvel pronto a usar com um esforço mínimo. Por outro lado, continuar a usar carregadores de 5W ou 10W é uma escolha que hoje em dia já não compensa.

o seu android está mais lento? oito coisas a fazer para resolver!

A energia portátil está mais acessível do que nunca

O mercado de powerbanks também evoluiu. Hoje em dia, um power bank de 10.000mAh ou mesmo 25.000mAh pode fornecer energia durante vários dias, mesmo em locais remotos.

Carregar o telemóvel tornou-se mais simples

O carregamento também se tornou mais prático. Com bases de carregamento sem fios disponíveis em casas, carros e escritórios, colocar o telemóvel a carregar é tão simples como pousá-lo num sítio específico.

No caso dos utilizadores de iPhone, o MagSafe oferece ainda mais conveniência: há suportes magnéticos que fixam e carregam o dispositivo em simultâneo, tanto em casa como no carro. Já não é necessário procurar um cabo ou uma tomada. Assim basta um local apropriado e tudo acontece de forma automática.

O que realmente importa é o consumo em repouso

A questão deixou de ser “quantos miliamperes tem a bateria?” e passou a ser “como é que o smartphone gere a energia?”. Se um telemóvel consome demasiada bateria quando está no bolso, isso sim representa um problema real.

android 16 vai dizer a verdade sobre a bateria dos smartphones

Felizmente, os modelos atuais são muito mais eficientes em termos de consumo em segundo plano. Mesmo com baterias de 4.400mAh, como é o caso do Galaxy Z Fold 6, é possível passar um dia inteiro de uso normal sem recorrer a carregadores adicionais — mesmo em passeios longos, viagens ou caminhadas.

Uma bateria maior já não é sinónimo de melhor experiência

Embora continue a haver interesse por smartphones com maior autonomia, essa obsessão perdeu força. Com a facilidade de carregamento e a abundância de soluções portáteis, o foco passou a estar noutros aspetos — como a qualidade da câmara, o desempenho gráfico ou a experiência de utilização.

Além disso, os materiais usados nas baterias são cada vez mais necessários noutros setores, como a mobilidade elétrica ou dispositivos médicos.

Em suma, a autonomia continua a ser relevante, mas já não define a escolha de um bom smartphone.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais lidas

 
Share to...