Smartphones: capacidade de armazenamento não pára de subir!

Cada pessoa tem as suas preferência na procura pelo melhor smartphone. Uns dão mais importância ao tamanho do ecrã. Outros preferem a qualidade das câmaras. Mas também há aqueles para quem a capacidade de armazenamento é tudo. De facto, isto até faz sentido. Os conteúdos multimédia são cada vez maiores e como tal quanto mais espaço estiver disponível, melhor é. É por esse motivo que esse espaço tem vindo a aumentar. Dito isto, parece que ultrapassou a marca dos 100GB em 2020. Ou seja, a capacidade de armazenamento dos smartphones não pára de subir!

Smartphones: capacidade de armazenamento não pára de subir!

smartphones armazenamento

De acordo com as informações avançadas pela Counterpoint Research, a capacidade média de armazenamento flash NAND de smartphones ultrapassou a marca de 100 GB pela primeira vez no ano passado. No entanto, este número difere com base nas plataformas iOS e Android. O primeiro tem uma média de 140,9 GB no quarto trimestre de 2020, enquanto o último tinha uma média de 95,7 GB no mesmo período. No entanto, a lacuna entre as duas plataformas também está a diminuir. Isto porque os dispositivos Android também estão a disponibilizar opções de armazenamento maiores nos últimos anos.

smartphones armazenamento

Olhando para os números a capacidade média em 2020 cresceu 5,6 por cento para o iOS e 20,5 por cento no caso do Android. Estes números são indicativos do facto de que a Apple não ultrapassou os limites dos tamanhos de armazenamento que atingiam o máximo de 512 GB. Esta tem sido a variante de armazenamento mais alta que a gigante da maçã oferece desde 2018. Enquanto isso, fabricantes Android como a Samsung ultrapassaram essa capacidade de armazenamento e conseguiram oferecer 1 TB de armazenamento interno pela primeira vez em 2019, com o Galaxy S10 Plus.

Entretanto as capacidades mais altas em smartphones Android também estão a ficar mais comuns. As opções de armazenamento nos dispositivos podem variar de 256 GB, 512 GB e até 1.024 GB, às vezes, nos modelos principais. O último trimestre do ano passado também mostrou que 128 GB era o valor mínimo exigido para a maioria dos smartphones de gama média e topo de gama, especialmente os topos-de-gama de nível premium.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também