A Micron anunciou finalmente os seus novíssimos chips de memória UFS 4.0 3D NAND com 232 camadas, que aparentemente, vão mesmo atirar os smartphones Android de gama alta para um outro nível de performance.
Porém, como deve imaginar, pelo menos numa primeira fase, este tipo de componente apenas vai ser encontrado nos aparelhos mais poderosos, e mais caros.
Smartphones: Armazenamento vai ficar ainda mais rápido
Portanto, estes novos chips de armazenamento UFS 4.0 já estão a ser enviados para várias fabricantes de referência espalhadas um pouco por todo o mundo, e devem servir de base para vários modelos de gama alta ainda em 2023. Isto é importante porque além de velocidade e eficiência, a Micron também está a oferecer chips capazes de oferecer 1TB de memória.
1TB é assim tão importante?
Bem, não é pelo espaço, porque ver smartphones com 1TB de armazenamento não é de todo uma novidade. Porém, caso não saiba, as fabricantes tinham sempre de optar por chips com menos performance, para chegar a este tão desejado número. Felizmente, a partir de agora, isso já não vai ser necessário. Vai ser possível ter 1TB de armazenamento, a uma velocidade incrível.
O que muda?
Este produto é a primeira solução móvel da Micron construída tendo como base a inovadora tecnologia NAND (TLC) de 232 camadas, o que por sua vez proporciona uma largura de banda de escrita 100% superior, bem como uma largura de banda de leitura 75% superior. Mais concretamente, a arquitetura NAND 3D de 232 camadas da Micron fornece mais bits por milímetro quadrado de silício ao empilhar a matriz de células de bits NAND em mais camadas. Isto permite uma maior densidade, melhorias de desempenho e ainda um aumento da capacidade de armazenamento.
Mais concretamente, tudo isto significa velocidades de leitura de 4300 MBps, velocidades de escrita de 4000 MBps. O que muito resumidamente significa um duplicar da performance da geração passada. Além de tudo isto, temos ainda um aumento na eficiência à volta dos 25%, e ainda uma melhoria na latência, ou seja, no tempo de resposta.
O que acha de tudo isto? Entusiasmado para a nova geração?