Smartphones antigos perdem acesso à Google em Setembro!

Tal e qual como acontece com o iOS, no mundo Android há equipamentos que deixam de ser suportados. Isto significa o fim do acesso aos serviços da Google e como tal as aplicações deixam de funcionar. No entanto, isto é algo transversal a muitos fabricantes. De facto, várias apps, sobretudo as ligadas às redes sociais, deixam de funcionar em versões Android mais antigas. Isto porque é importante continuar a disponibilizar novas funções e em muitos casos os equipamentos com especificações mais fracas já não conseguem acompanhar. Ora em Setembro há smartphones antigos que perdem acesso à Google.

Mas quantos smartphones Android antigos vão perder acesso à Google?

Já vou explicar. Tudo isto começou quando a Google resolveu anunciar no seu blogue oficial que vai deixar de suportar os Google Play Services, nos smartphones que estão a correr o Android Jelly Bean. Ou seja isto abrange os equipamentos entre a versão 4.1 e 4.3. A gigante dos motores de busca afirmou que isto aconteceu porque o Jelly Bean representa agora menos de 1% do universo Android. De facto, a taxa de utilização situa-se nos 0.7%.

Android acesso Play Store, Smartphones antigos google

Assim o último lançamento para esta plataforma serão os Play Services v21.30.99 que chegam em Agosto. Depois disso acabou.

Lembro que a primeira versão do Android Jelly Bean (4.1) foi lançada em Julho de 2012. Dito isto, chegou com muitas novidades que na época mereceram bastante destaque. Falo das notificações expansíveis, áudio USB e uma melhor interface.

Entretanto a versão 4.2 do Android chegou em Novembro de 2012. As principais melhorias nesta versão foram um ecrã de bloqueio melhorado e suporte para várias contas de utilizador. Por fim, o Android 4.3 foi lançado em Julho de 2013 e chegou com Bluetooth LE e uma nova app de câmara.

O terminar do suporte destes serviços é o fim do mundo?

Não, porque só 0.7% das pessoas é que ainda usam esta versão. Para além disso já não deve ter capacidade de correr várias aplicações que estão disponíveis na Play Store. Seja como for é óbvio que haverá de chatear sempre alguém.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!