No último ano, a Samsung lançou não um, mas três sensores de câmara de 200MP para smartphones. O HP1 ISOCELL foi o primeiro sensor de 200MP da empresa, tendo sido utilizado no Motorola Edge 30 Ultra. Os dois outros sensores são menores do que o HP1 ISOCELL. Entretanto o mais recente com os seus 200MP vai estrear-se no novo smartphone Xiaomi.
Smartphone Xiaomi tem o novo sensor de 200MP Samsung
O HPX ISOCELL, lançado na semana passada, está no novo smartphone de gama média da Xiaomi. O Redmi Note 12 Pro+, que chega a 27 de outubro na China, é um dos três smartphones que a gigante chinesa tem andado a publicitar. Lembro que o HPX ISOCELL é uma versão ligeiramente modificada do HP3 ISOCELL que foi lançado no início deste ano.
Este sensor tem pequenos pixels de 0,56 micron, e um dos principais pontos de venda é que o sensor pode ter uma área reduzida em 20%.
O sensor pode tirar partido da resolução de 200MP em áreas bem iluminadas.
No entanto, também pode usar a tecnologia de combinação de pixels para converter para pixels de 1.12 microns. Isto para modos de captura de 50MP em piores condições de iluminação. Além disso, pode combinar ainda mais pixels num pixel de 2,24 micron para um modo de 12.5MP em ambientes de baixa luminosa.
Outras funcionalidades dão conta da gravação de vídeo de 8K a 30 fotogramas por segundo. Também gravação 4K e FHD, dual HDR, Smart ISO e Super QPD autofocus.
Inicialmente pensou-se que este sensor poderia chegar ao Galaxy S23 Ultra mas rapidamente se percebeu que não. É que a Samsung anunciou o HPX exclusivamente na China, e o sensor chega a dispositivos lançados neste país do Extremo Oriente. Assim podemos nunca vê-lo num dispositivo Galaxy destinado ao mercado global. Seja como for não deixa de ser um sensor bastante interessante como revelam as especificações.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!