Nos smartphones há muitas formas de gastarmos menos dados e até de pouparmos bateria. Umas delas estão mais visíveis e outras menos. No campo das funções que passam mais despercebidas temos o economizador de dados que está presente nos smartphones Samsung Galaxy e nos faz gastar menos sobretudo quando eles estão a chegar ao fim.
Samsung Galaxy: menos dados? Veja como poupar muito!
Existe uma forma muito simples de poupar bateria e impedir que fique sem dados antes do tempo. É sem dúvida uma grande opção para aquelas apps que se fartam de gastar dados. Para ativar esta função abra as definições. Depois vá a ligações.
A seguir escolha Utilização de Dados e verá que logo na parte de cima tem a opção Economizador de dados. Só tem de ativar essa função.
Apesar disto funcionar muito bem pode interferir com algumas aplicações que necessitam de uma ligação constante. No entanto não há qualquer problema. É que podemos ativar uma opção que permite que as aplicações utilizem dados mesmo com o economizador de energia. Depois é só escolhermos uma a uma.
Entretanto se o seu objetivo para além de poupar dados é aumentar a duração da bateria há outras três coisas que deverá fazer.
Reduzir o brilho do ecrã
Pode parecer conveniente ter o seu brilho no máximo, especialmente quando estamos no exterior. No entanto isto tem um enorme impacto na bateria. Assim, sempre que possível, mantenha o brilho do ecrã no mínimo para poupar um pouco de energia.
Também pode ajustar as definições de luminosidade. Isto vai permitir escurecer o ecrã em ambientes de baixa luminosidade e iluminá-lo em ambientes de muita luz.
Entretanto em ecrãs OLED também é boa ideia passarmos a utilizar o dark mode.
Caso tenha um smartphone Samsung vá a definições. Depois escolha Visor. A seguir ative, caso não esteja, o brilho adaptativo ou então escureça o ecrã.
Outra das dicas é reduzir a duração de luz de fundo. Por defeito está nos 30 segundos. Alterar para 15 é boa ideia.
Desativar aplicações que seguem a nossa localização
Há um grande número de aplicações que podem acompanhar a nossa localização. O Google Maps é uma delas. Se a tivermos sempre ativas o impacto na bateria pode ser significativo.
A maneira mais fácil de desativar este acompanhamento é desligar completamente a localização do smartphone. No entanto, se pretender que determinadas aplicações continuem a fazê-lo pode defini-lo individualmente através da secção permissões.
Desativar Wallpapers em movimento
No Android tem a possibilidade de utilizar wallpapers com movimento, que claro, são muito bonitos, mas trazem um óbvio impacto para a autonomia da sua bateria. Não é um impacto super significativo, mas se o seu objetivo é conseguir o máximo de sumo possível, vai ter de desativar a funcionalidade.