Smartphone Samsung: aproveite todos os modos de disparo

Se tem um smartphone Samsung vale mesmo a pena verificar os modos de disparo nas definições da app de Câmara. Dito isto, quando aceder a esta opção verá todos os diferentes métodos que pode utilizar para tirar uma fotografia.

Smartphone Samsung: aproveite todos os modos de disparo

O ativar ou não depende muito do que pretende fazer ao nível da câmara. Assim pode optar por premir teclas de volume para tirar fotos ou gravar vídeos. Também pode recorrer a comandos de voz, ao obturador flutuante e mostrar a palma para tirar selfies.

Delas todas os comandos de voz são particularmente interessantes. Isto porque posso tirar fotografias dizendo Smile, Cheese, entre outros.

Para além dos modos habituais existem muitos mais que podemos aproveitar no nosso smartphone Samsung Galaxy. Dito isto, se carregarmos em Mais temos acesso a opções como o Modo Pro, Pro Video, Captação Única, Modo Noturno, Alimentos, Panorama, Super lento e muitos outros. De facto, vale a pena experimentarmos.

É graças a tudo isto que conseguimos resultados espectaculares ao nível da fotografia e não só. Um belo exemplo disso são as fotografias de longa exposição.

Mas como funciona?

Antes de passarmos à explicação propriamente dita, vamos falar um pouco sobre este tipo de fotografia. A ideia básica é mostrar movimento e passagem do tempo numa imagem estática. Isto é conseguido abrandando a velocidade do obturador.

S22+, Plus, Galaxy, S22

A velocidade do obturador é o que determina a quantidade de luz que pode atingir o sensor da câmara. Quanto mais tempo o obturador estiver aberto, mais luz pode entrar. Um exemplo clássico de fotografias de longa exposição são os carros que conduzem à noite. O melhor de tudo é que devido à evolução dos smartphones já não precisamos de uma câmara fotográfica para as capturar. De facto, conseguimos maravilha com os Samsung Galaxy.

Assim, para tirar fotos de longa exposição com o nosso smartphone Samsung Galaxy, temos de ajustar a velocidade do obturador. Também dá jeito algo para manter o telemóvel estável, como um tripé. Foi apenas por isso que eu disse que era necessário algum jeitinho. A exposição prolongada capta movimento, por isso, se o smartphone estiver em movimento, a imagem não vai ficar tão bem.

Como ajustar a velocidade do obturador

Em primeiro lugar abra a app de câmara do seu smartphone Samsung Galaxy. Depois clique em Mais na barra de ferramentas.

Galaxy fotografias longa exposição

Entretanto surgem diferentes modos de câmara que podemos usar. Escolha o Modo Pro.

Assim que fazemos surge uma nova barra na parte inferior. Aquilo a que temos de dar atenção é a opção Speed.

A velocidade do obturador é indicada como uma fração – como 1/30 – ou um número exato. Os números indicam quanto tempo o obturador está aberto. 1/30 é 1/30 de segundos, 5 é simplesmente cinco segundos.

Para ajustar a velocidade do obturador, toque em “Speed” e use o dedo para deslizar o mostrador. Que velocidade deve usar? O melhor é experimentar para encontrar a melhor opção para o tipo de fotografia que quer tirar.

Toque no botão do obturador quando estiver pronto para tirar a foto. Verá um círculo de progresso indicando quanto tempo o obturador está aberto.

Galaxy fotografias longa exposição

E pronto é tudo o que há a fazer. A foto será guardada como habitualmente. Atenção que tirar fotografias de longa exposição não é uma ciência exata. Mas assim que o fizermos bem pela primeira vez, vai começar a ser muito mais fácil e impressionante.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Ignorar este alerta sobre o Amazon Prime Day pode sair-lhe caro! 

O Amazon Prime Day vai transformar os dias 16 e 17 de Julho numa verdadeira loucura em termos de compras. É um evento anual...

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados