Sabia que o seu smartphone pode ficar mais rápido a ligar?

Se utiliza um smartphone Android mais antigo ou de gama baixa, é provável que demore algum tempo a arrancar e isto pode tornar-se irritante em determinadas ocasiões. No entanto, a maioria dos fatores que afetam o tempo de arranque está fora do seu controlo, como a velocidade do processador. Ainda assim há algumas coisas que pode fazer para o seu smartphone ficar mais rápido a ligar. É algo que pode dar muito jeito em determinadas situações.

Sabia que o seu smartphone pode ficar mais rápido a ligar?

Atualize o seu smartphone para a versão mais recente do sistema operativo

Um número surpreendente de utilizadores Android evita instalar atualizações com receio de que os seus telefones desenvolvam bugs. Este é, de facto, um risco nos modelos de gama baixa e de marcas pouco fiáveis. No entanto, evitar as atualizações Android pode abrandar o tempo de arranque, uma vez que o seu smartphone não receberá as otimizações de software necessárias para funcionar sem problemas.

Evite encher demasiado o seu armazenamento interno

O armazenamento interno do seu telemóvel aloja o sistema operativo Android, e nunca é boa ideia enchê-lo em demasia. Quanto mais o fizer, menos “espaço para respirar” existe para o SO arrancar e funcionar sem problemas. Tente manter pelo menos 10% do seu armazenamento total livre.

deite fora o smartphone antigo, Alerta: com isto a bateria dura mais e o smartphone acelera!, Android mais lento, Android: como descobrir se uma aplicação é falsa!, android localizar smartphone desligado, smartphone android rápido

A forma mais fácil de recuperar rapidamente o armazenamento é eliminar todas as aplicações indesejadas do seu telemóvel. Enquanto faz isso, pode também apagar fotografias, vídeos, músicas ou documentos grandes antigos que já não sejam importantes para si.

Evite usar um launcher de terceiros

Os launchers são ótimos para quando quer fazer com que o seu smartphone pareça novo outra vez, mas também podem tornar os tempos de arranque mais lentos. A skin Android que vem pré-instalada no seu telemóvel está totalmente otimizada para o seu modelo específico para minimizar o tempo de arranque.

smartphone Android arrancar mais rápido

No entanto, o launcher Android e o pacote de ícones com um aspeto fantástico que descarregou da Play Store não o são. Apenas aumentam a quantidade de aplicações que têm de ser executadas quando inicia o seu telefone.

Desative as aplicações indesejadas que não podem ser eliminadas

Algumas aplicações do sistema não podem ser desinstaladas do seu dispositivo, uma vez que são uma parte essencial do sistema operativo. No entanto pode desativá-las a partir das Definições, para que não comecem automaticamente a ser executadas em segundo plano durante o arranque e o tornem mais lento.

Coloque as aplicações menos utilizadas em suspensão profunda

Algumas aplicações não são para uso diário, mas ainda assim é necessário mantê-las, pois fornecem funcionalidades cruciais. Desinstalar não é uma opção neste caso, mas se tiver um telemóvel Samsung, pode colocar as aplicações em suspensão profunda. Ao fazê-lo, estas aplicações nunca serão executadas em segundo plano, libertando poder de processamento para iniciar o seu dispositivo um pouco mais depressa.

s21, s22, Samsung, Galaxy S21 novo update, organizar fotos smartphone samsung

Evite encher o seu ecrã inicial

Colocar muitas aplicações e widgets no seu ecrã inicial não afeta o tempo de arranque propriamente dito. No entanto, significa que, após o arranque do seu telefone, provavelmente demorará mais alguns segundos para que a interface do utilizador se torne suave e responsiva.

Também pode descobrir que as aplicações e os widgets demoram mais alguns segundos a ficar operacionais – especialmente em telemóveis de gama baixa. Por isso, é melhor evitar encher o seu ecrã principal ou ter demasiados painéis no ecrã principal. Mantenha-o apenas para as coisas a que precisa de aceder rapidamente.

Evite usar Live Wallpapers

Os papéis de parede animados também são um grande erro se tiver um telemóvel de gama baixa. Requerem demasiado poder de processamento, consomem a bateria e abrandam o tempo de arranque.

Evite usar aplicações de aumento de desempenho

Já o dissemos antes e voltamos a dizê-lo: descarregar aplicações de aumento de desempenho não é uma boa ideia e, por vezes, pode fazer mais mal do que bem ao seu telemóvel. Poderá pensar que estas aplicações o tornarão mais rápido, mas não o farão – pelo menos, não sem efeitos secundários.

equipamentos durem menos, Android 14 smartphones, Smartphones Android regressar, Android repor dispositivo

Os limpadores de memória RAM, por exemplo, não são muito úteis porque muitas das aplicações que param reiniciam-se de imediato em segundo plano. Isto significa que o seu dispositivo está a ser submetido a mais stress do que se não tivesse feito nada e o tivesse deixado estar.

Efetue uma reposição de fábrica

Se tudo o resto falhar, a melhor forma de fazer com que o seu telemóvel Android arranque mais depressa é simplesmente fazer uma reposição de fábrica. Este método é mais adequado para quem usa o seu telemóvel há muitos anos e nunca se preocupou em seguir as dicas de manutenção adequadas do Android.

Quando restaura as definições de fábrica do seu telefone Android, elimina todos os dados, incluindo fotografias, vídeos, documentos, músicas, gravações de áudio, aplicações e muito mais – devolvendo o dispositivo ao estado em que lhe foi entregue originalmente. Não se esqueça de fazer uma cópia de segurança de todos os seus dados importantes antes de repor as definições de fábrica do seu telemóvel.

Com tudo isto vai fazer sem dúvida o seu smartphone Android ficar mais rápido a ligar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também