O seu smartphone está imundo e tem mesmo de o limpar!

Sabia que o seu smartphone Android ou iPhone está imundo apesar de não perceber? É verdade que na maioria dos casos lava as mãos depois de tocar em algo sujo. No entanto, o que algumas pessoas não se lembram é que o smartphone é das coisas mais sujas que podemos ter por perto e temos mesmo de o limpar.

O seu smartphone está imundo e tem mesmo de o limpar!

Mas afinal é verdade que o nosso smartphone está assim tão sujo?

De acordo com um estudo da Universidade do Arizona os smartphones estão dez vezes mais sujos do que a maioria dos assentos de sanita. É algo que dá que pensar até porque a maioria das pessoas nunca colocaria a sua cara num assento de sanita.

smartphone limpar

Isto parece estranho mas faz sentido. O seu smartphone está exposto às mesmas coisas em que toca, mas como é lógico a maioria das pessoas não lava os smartphones quando lava as mãos. A sujidade vai-se acumulando com o tempo e o smartphone vai ficando mais sujo.

Qual a solução? Lavar o smartphone?

Algumas pessoas podem dizer que depende do smartphone que tem mas mesmo que seja resistente à água não o deve fazer. Seja como for aqueles que têm uma classificação IP67 ou iP68 na prática até poderiam levar uma passadela rápida. Ainda assim há uma solução muito mais eficaz.

- Advertisement -

smartphone limpar

As toalhitas de limpeza

Os toalhetes e soluções de limpeza com álcool são normalmente utilizadas para limpar superfícies. Pode usar no smartphone?

Tanto a Apple como a Samsung recomendam o uso de uma solução de limpeza com álcool isopropílico a 70%. No entanto há um problema que leva algumas pessoas a absterem-se disto. É que os produtos de limpeza à base de álcool prejudicam o revestimento oleofóbico no visor.

O revestimento oleofóbico acaba por desaparecer com o uso regular do smartphone. No entanto a limpeza obsessiva do visor com produtos que contêm álcool pode acelerar este processo. No entanto, isto é apenas se estiver a usá-los com muita frequência. Dito isto, limpar o smartphone uma vez por semana não vai fazer uma grande diferença.

Limpar com luz

Há outra opção não requer líquidos ou toalhetes. Falo de alguns equipamentos de luz ultravioleta que podem matar e limitar o crescimento de microrganismos. De facto, no mercado há alguns higienizadores de Luz UV. Estes produtos assemelham-se muitas vezes a mini cabines de bronzeamento. A ideia é colocar o seu telefone dentro, ligar a luz UV, e deixá-lo na luz durante vários minutos para matar todos os germes.

O lado negativo é que são caros, levam tempo e quando estão neste processo não podemos mexer neles.

Qualquer que seja o método de limpeza que escolher, o importante é realmente escolher um. A maioria das pessoas nem sequer pensa em limpar os seus smartphones. Quer tenha um iPhone ou um dispositivo Android, ele precisa de ser limpo de forma regular. Caso contrário pode ser a sua saúde a sofrer.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.