App para smartphone vai dizer-lhe se bebeu demais para conduzir

O smartphone já dá uma grande ajuda em diversas situações. De facto, sem ele tudo seria mais complicado. No entanto, agora vai tornar-se ainda mais valioso, sobretudo para quem gosta de beber o seu copito. É que por vezes as coisas estão a saber tão bem que nem dá conta do estado. Assim para evitar surpresas e riscos desnecessários uma app para smartphone vai dizer-lhe se bebeu demais para conduzir.

App para smartphone vai dizer-lhe se bebeu demais para conduzir

De facto, uma aplicação para smartphones será capaz de dizer se está demasiado bêbado para conduzir ouvindo a sua voz. Segundo os investigadores, os sensores dos dispositivos inteligentes poderão ajudar a determinar o nível de intoxicação alcoólica de uma pessoa com base neste tipo de alterações vocais.

USB-C mais lento no iPhone 15

Os participantes num estudo receberam uma quantidade de álcool baseada no peso. Entretanto foram-lhes atribuídos aleatoriamente uma série de trava-línguas. Um antes de beber e outro a cada hora, até sete horas depois.

Foi-lhes pedido que lessem o trava-línguas em voz alta, tendo sido colocado um smartphone numa mesa para gravar as suas vozes.

Os investigadores também mediram a concentração de álcool no ar no início do estudo e de 30 em 30 minutos durante sete horas.

A equipa de investigação utilizou programas digitais para isolar as vozes dos oradores. Depois dividiu-as em incrementos de um segundo e analisou medidas como a frequência e o tom.

smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

Quando comparadas com os resultados da alcoolemia, as alterações nos padrões de voz dos participantes ao longo da experiência previram a intoxicação alcoólica com 98% de precisão, de acordo com os resultados.

Os investigadores da Stanford Medicine, nos Estados Unidos, e da Universidade de Toronto, no Canadá, realizaram o estudo, que envolveu 18 adultos com 21 anos ou mais, publicado no Journal of Studies on Alcohol and Drugs.

O investigador principal, Professor Brian Suffoletto, da Stanford Medicine, afirmou: “A exatidão do nosso modelo apanhou-me verdadeiramente de surpresa. Embora não sejamos pioneiros em destacar as mudanças nas características da fala durante a intoxicação alcoólica, acredito firmemente que nossa precisão superior decorre de nossa aplicação de avanços de ponta em processamento de sinal, análise acústica e aprendizado de máquina.

Mas com o tempo pode haver outros sistemas de análise…

Suffoletto acredita que as ferramentas de vigilância podem vir a combinar vários sensores – por exemplo, a marcha, a voz e o comportamento de mensagens de texto: “Uma das principais razões é estatística: a integração de testes com sensibilidades e especificidades diferentes pode aumentar o desempenho global.

“Além disso, nem sempre podemos depender dos utilizadores para fornecer dados contínuos. Um indivíduo pode não falar durante horas, mas pode estar a andar. Pode haver casos em que esteja parado num bar, sem andar nem falar, mas a enviar mensagens de texto ativamente.”

A app ainda está em desenvolvido e poderá tornar-se realidade em breve.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados