O seu smartphone já pode atender chamadas utilizando a sua voz! 

A Truecaller, a popular aplicação de marcação e bloqueio de spam, introduziu uma atualização significativa na sua funcionalidade AI Assistant. A aplicação permite agora que os utilizadores criem um clone digital da sua voz para atender as chamadas. Este desenvolvimento inovador, mas ligeiramente incómodo, resulta da colaboração da Truecaller com a Microsoft e utiliza a nova tecnologia Personal Voice do Azure AI Speech. Na prática, o seu smartphone já pode atender chamadas por si utilizando a sua voz!

O seu smartphone já pode atender chamadas utilizando a sua voz! 

O Assistente de IA da Truecaller, lançado inicialmente em setembro de 2022, possui uma série de funções que contam com a IA, como atendimento automático de chamadas, triagem, recebimento de mensagens e gravação de chamadas. Além disso, envolve quem faz a ligação para determinar o objetivo da sua chamada, filtrando o spam com uma precisão superior a 90%. Anteriormente, os utilizadores tinham a opção de escolher entre sete vozes digitais predefinidas para o seu assistente.

smartphone atender chamadas

A novidade é que os utilizadores podem agora gerar um clone de voz digital personalizado para o mesmo fim. Depois de darem o seu consentimento, os utilizadores precisam de gravar alguns segundos de um guião na sua voz para criar a cópia digital. No entanto, para manter a transparência, a Truecaller restringiu a capacidade de personalizar a saudação inicial ao utilizar a opção de voz pessoal. Assim os autores das chamadas sabem que estão a interagir com uma versão “digital” do utilizador.

A implementação da funcionalidade de voz pessoal está a ser faseada em diferentes regiões, começando pelos EUA, Canadá, Austrália, África do Sul, Índia, Suécia e Chile. Espera-se que em breve esteja disponível noutros países.

Embora este avanço ofereça um nível único de personalização, também levanta questões relativamente à potencial utilização indevida da tecnologia de clonagem de voz. Já existem várias aplicações de IA geradoras de voz disponíveis. Além disso, são cada vez mais frequentes os relatos de burlões que utilizam a IA para imitar as vozes de conhecidos para enganar as pessoas e tirar-lhes dinheiro.

À medida que a linha que separa o conteúdo genuíno do sintético se esbate, não podemos deixar de nos perguntar se todo este progresso da IA está a acontecer demasiado depressa, ultrapassando a nossa capacidade de compreender plenamente as potenciais consequências.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados